GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 16 de julho de 2022

DIA DA PADROEIRA

Missas de hora em hora e procissão: veja programação do último dia da Festa do Carmo

Festa de Nossa Senhora do Carmo - Foto: Divulgação/Sacerdos Photo


Celebrações serão na basílica e no claustro da igreja



Este sábado, 16 de julho, é dedicado à Nossa Senhora do Carmo. Para homenagear a padroeira do Recife, missas serão realizadas, pela primeira vez de hora em horaa partir da 0h na Festa do Carmo. As celebrações serão na basílica e no claustro da igreja.

As missas na basílica serão à 0h e 1h e às 2h, 3h, 4h, 5h, 6h, 7h, 10h30, 12h, 13h e 14h. No claustro, as celebrações serão às 5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 11h30, 12h30 e 13h30.

O monsenhor Albérico Bezerra celebra a missa solene das 9h, na basílica. A santa missa campal será realizada às 15h com a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que irá encerrar as festividades.

Ao término, começa a procissão com a imagem da Virgem do Carmo. O cortejo tem previsão de saída para 16h30, da Igreja Santa Teresa de Jesus da Venerável Ordem Terceira do Carmo, que fica ao lado da Basílica do Carmo do Recife.O roteiro seguirá pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, Praça da República, rua do Sol e avenidas Guararapes e Dantas Barreto. 

Na programação cultural, se apresentam o Padre Damião Silva, às 18h, e Dudu do Acordeon, às 20h.

A festa deste ano tem como tema "Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida" e faz alusão direta ao Congresso Eucarístico Nacional, evento que será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em novembro. O lema será "Todos eles perseveravam unânimes na oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus" (cf. At 1, 14).

Na sexta-feira (15), data que antecede a solenidade da Flor do Carmelo, serão celebradas missas, de hora em hora, simultaneamente, a partir das 7h, e a celebração das Vésperas, às 18h30, com a presidência do bispo da Diocese de Caruaru, dom José Ruy Gonçalves Lopes.
A celebração Vésperas Solene é uma das cinco orações oficiais da Igreja Católica, com liturgia semelhante à da missa, incluindo a recitação dos Salmos e a proclamação do Evangelho. Esse rito antecede a solenidade da Mãe de Jesus sob o título do Carmo.

Sábado (16) - Solene Dia de Nossa Senhora do Carmo
9h - Missa Solene

Presidente: mons. Pe. José Albérico Bezerra de Almeida - secretário geral do XVIII Congresso Eucarístico Nacional e vigário paroquial da Paróquia de N. Sra. de Fátima de Boa Viagem

15h - Missa Solene Campal
Presidente: dom Antônio Fernando Saburido, OSB - arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife

Após a missa campal - tradicional procissão com a Venerável Imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário