GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 20 de julho de 2022

PROGRAMA TODOS COM A NOTA

 A NOVA FARRA DO TCN

O futebol pernambucano está na pindaíba!

Isto é fato. Uma realidade da qual tomei conhecimento nos anos 70, do século passado, e que perdura até os dias de hoje. Vez por outra o mestre, Adonias de Moura, me escalava para fazer matéria com João Caixero de Vasconcelos Neto. O objetivo era fazer um comparativo dos balanços financeiros dos clubes com o da Federação. Joca era um alto executivo de empresa financeira, tinha uma habilidade fantástica no manuseio dos números, fato que deixava ressaltada as dificuldades dos clubes e o quanto a entidade lucrava com o Campeonato Pernambucano.

A “rixa” de Caixero com o então presidente da FPF, Rubem Moreira, era fundamentada nos números. E contra números não há argumentos.

Passado meio século, o cenário segue o mesmo: clubes em fase pré-falimentar e entidade abarrotada de grana. Todos os movimentos feitos pelos clubes ao longo dos últimos cinquenta anos foram de rotação, nenhuma translação. É como a rotina do dia e da noite. Os lampejos de clarões logo são substituídos pelas sombras. A rotina inviabiliza o crescimento sustentável.

No segundo governo de Miguel Arras foi lançado o Programa Todos com a Nota, através do qual o Estado subsidiava o ingresso do torcedor. Era o antídoto contra a falência do futebol pernambucano. Com o passar tempo o TCN foi transformado num grande guarda-chuva servindo de “abrigo financeiro” para uma infinidade de afilhados políticos.

Quando eleito Governador de Pernambuco, Paulo Câmara se assustou com o grande número de pessoas que estava “mamando nas tetas do Estado”, através do TCN, sem nenhuma contrapartida. Aconselhado, suspendeu o Programa sob protesto dos clubes, torcedores etc.

Agora, passados sete anos, para surpresa geral de todas as tribos, na reta final do seu governo, Paulo Câmara anuncia o retorno do TCN, que vai injetar, nos últimos seis meses da temporada, milhões de reais no futebol pernambucano. O “pacote de bondade”, de cunho meramente eleitoreiro, não vai tirar os clubes do vermelho. Isto é um problema de gestão. É como se o Governo estivesse querendo tapar o sol com uma urupema.

Existe um dito popular que diz o seguinte: “Negócio bom é aquele em que todos ganham”.

Bom! A partir de agosto começa a nova “farra” do TCN.

Como diz aquele outro: “É UM SHOW!”


CLAUDEMIR GOMES


Nenhum comentário:

Postar um comentário