GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 28 de julho de 2022

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência de nove cidades de Pernambuco; saiba quais

Chuvas em Pernambuco - Foto: Melissa Fernandes / Folha de Pernambuco


Ao todo, 16 cidades atingidas por desastres naturais foram reconhecidas pelo órgão federal



situação de emergência de mais 16 cidades atingidas por desastres naturais foi reconhecida pela Defesa Civil Nacional, incluindo nove municípios de Pernambuco. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27). 

Os municípios pernambucanos que figuram na lista estão entre os que foram atingidos por chuvas intensas: Altinho, Bom Conselho, Correntes, Cupira, Garanhuns, Jurema, Panelas, Paranatama e São Joaquim do Monte.

Na mesma categoria, também estão as cidades de Brejinho, no Rio Grande do Norte, e Campos Novos, em Santa Catarina. 

Já Amaturá, no Amazonas, passou por inundações, enquanto Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, foi afetada por enxurradas.

Tanque Novo, na Bahia; Salitre, no Ceará; e Jaçanã, no Rio Grande do Norte, passam por período de estiagem. 

Recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário