GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 11 de julho de 2022

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Mutirão de vacinação contra gripe, sarampo e Covid é realizado em seis locais da cidade

Mutirão de vacinação  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


A vacinação da gripe será aplicada em toda população e a de sarampo nos que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas



Um mutirão de vacinação contra gripe, sarampo e Covid-19, está sendo realizado neste domingo pela Prefeitura do Recife. Sem a necessidade de agendamento prévio, os imunizantes estão sendo aplicados em seis locais da cidade, entre unidades de saúde, mercado público e shopping.

A vacinação da gripe será aplicada em toda população e a de sarampo nos que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas, enquanto a de Covid-19 será voltada para as crianças entre cinco e 11 anos e também para pessoas a partir de 12 anos. 
 
Os imunizantes contra a Covid-19, estão sendo aplicados na ação Viva Guararapes, na Avenida Guararapes, e na Ferreira Costa da Tamarineira, até às 17h; no Mercado da Encruzilhada, na Upinha Emocy Krause, na Torre, até às 16h; no Shopping Recife, até às 19h; e na USF Vila do Sesi, no Ibura, até às 15h.

A vacinação para a influenza, será realizada também na ação Viva Guararapes, na Avenida Guararapes, e na Ferreira Costa da Tamarineira, até às 17h; na Upinha Emocy Krause, na Torre, até às 16h; no Shopping Recife, até às 19h; e na USF Vila do Sesi, no Ibura, até às 15h. A imunização contra o sarampo está sendo realizada no Shopping Recife, até às 19h.

O casal Pedro Henrique e Fernanda Pereira, aproveitaram o Mutirão na ação Viva Guararapes para tomar a dose de reforço da Covid-19 e a vacina da influenza. “Foi perfeito porque o tempo é curto durante a semana, trabalhamos e então aproveitamos a oportunidade para tomar a do reforço juntamente com a da gripe. Precisamos ser imunizados”, disse Pedro. Fernanda, considera que “essas ações poderiam ser mais frequentes, para ajudar quem só consegue no fim de semana”, pontuou. 
 
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS.
 
Além disso, as pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. 
 
Na Campanha Nacional de Vacinação Contra o sarampo, o público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a de gripe está aberta para toda a população a partir de seis meses de idade.
 
No caso da vacina de Covid-19, ela será aplicada nas crianças entre cinco e 11 anos e também nas pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço. Podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas entre 12 anos e 49 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já aquelas com 40 anos ou mais, imunossuprimidas, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40 e os trabalhadores da saúde também podem receber a segunda dose de reforço (quarta dose).

Por Matheus Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário