GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 6 de julho de 2022

VARÍOLA DOS MACACOS

SES-PE notifica primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Pernambuco

Foto: OMS/ Centro de Controle de Doenças da Nigéria

A investigação epidemiológica constatou que o paciente teve contato com estrangeiros (europeus) em uma comemoração no Estado onde reside. No último dia 30/06, ele começou a apresentar quadro de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), erupção cutânea e linfogranuloma venéreo (linfonodos inchados na região genital e virilha) e buscou atendimento na AHF Brasil - Clínica do Homem Recife na última segunda-feira (04/07). A AHF é uma unidade especializada em prevenção, diagnóstico e tratamento de IST, com foco no público masculino, atuando em parceria com o Programa de IST/HIV/Aids, da SES-PE.

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi notificada, nesta terça-feira (05/07), do primeiro caso suspeito de Monkeypox (varíola dos macacos) em Pernambuco. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 25 anos, residente da cidade de Guarulhos, em São Paulo. O jovem chegou a Pernambuco no dia 23/06 para visitar familiares na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

No serviço, foi realizado teste de triagem para detecção de sífilis, que apresentou resultado negativo, além da coleta de swab nasofaríngeo e esfregaço da lesão para análise e determinação de diagnóstico. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação para detecção de outras doenças (arboviroses, exantemáticas, enterovirus, vírus respiratórios clamídia e gonococo, por exemplo).
 
O paciente apresenta quadro de saúde considerado estável e foi colocado em isolamento domiciliar. A Secretaria também já realizou a notificação do caso ao Ministério da Saúde (MS) e monitora o caso junto à Secretaria Municipal de Saúde do Paulista, que está realizando o acompanhamento, coleta de exames complementares e a vigilância dos contatos próximos. Até o momento, nenhum familiar do paciente apresentou sintomas da doença.
 
No mês de junho, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota técnica para os serviços de saúde sobre as diretrizes a serem adotadas para vigilância da Monkeypox no Estado, conforme documento: https://www.cievspe.com/informacoes-estrategicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário