GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

CORRUPÇÃO NO PT

“Estado petista é uma eficiente máquina de produzir escândalos de corrupção”, afirma Estadão em editorial


O jornal o Estado de S. Paulo, divulgou neste sábado (27), um novo editorial, criticando o a entrevista do ex-presidente Lula (PT) ao Jornal Nacional, na última quinta-feira (26). “Lula admitiu, no ‘JN’, que houve corrupção nos governos do PT. Mas a habilidade retórica de Lula é incapaz de tapar o sol com peneira. O Estado petista é uma eficiente máquina de produzir escândalos de corrupção, e isso Lula ainda não reconheceu”, disse o veículo. 

Lula e a sombra da corrupção

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o candidato do PT à Presidência da República, Lula da Silva, finalmente reconheceu a existência de corrupção nas administrações petistas. “Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram (os crimes)”, disse Lula, ao ser questionado sobre desvios de recursos públicos durante as gestões do PT.

A admissão dos erros, no entanto, parou por aí, como se a corrupção nos governos petistas tivesse existido contra a vontade do partido. Tentando inverter os fatos, Lula deu a entender que os muitos escândalos de corrupção, mais do que revelarem condescendência com o ilícito, indicariam o funcionamento republicano das instituições nas gestões do PT. “A corrupção só aparece quando você permite que ela seja investigada”, disse.

A habilidade retórica de Lula – quando lhe convém, usa a máscara do comedimento e do equilíbrio – é incapaz, no entanto, de tapar o sol com peneira. Não basta admitir a existência de corrupção nos governos do PT. O ponto é outro. Por que houve tanta corrupção nos governos de Lula e de Dilma Rousseff? O que fez o PT para criar um ambiente tão propício à corrupção?

A corrupção nos governos petistas não é um efeito colateral ocasional, tampouco reflexo de um sistema corrompido contra o qual é impossível lutar. Houve tantos escândalos de corrupção nas administrações do PT porque a concepção de Estado e de governo do partido propicia enormemente o surgimento desses desvios. A corrupção nos governos de Lula e de Dilma não é fruto do acaso. É fruto de uma concepção de Estado balofo – e, quanto maior o Estado, maiores são as oportunidades de corrupção. É fruto, igualmente, da concepção de política lulopetista infensa ao diálogo, mas aberta a negociar acesso a recursos e cargos públicos em troca de apoio a seus projetos. Por fim, é fruto da tomada do Estado pelos companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário