GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

ELEIÇÕES 2022

Especialista diz que Bolsonaro pode ter subnotificação de votos em pesquisas

Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva Arte: Pleno.News // Fotos: Alan Santos/PR e André Coelho/EFE


Na CNN, cientista político Antônio Lavareda disse que próximas pesquisas devem trazer efeitos das propagandas eleitorais, debates e entrevistas



Apesar de as pesquisas eleitorais mostrarem o candidato Luiz Inácio Lula da Silva na dianteira, os resultados podem mudar até o dia das eleições. Durante entrevista à CNN Brasil, o cientista político Antônio Lavareda explicou que os levantamentos podem apontar uma subnotificação da intenção de votos para o candidato Jair Bolsonaro em alguns segmentos da sociedade brasileira.

De acordo com o especialista, o motivo para isso seria uma teoria política chamada de “espiral do silêncio”. A teoria aponta que indivíduos podem não revelar sua verdadeira opinião quando ela é diferente da opinião da maioria. O motivo para isso seria o medo de ser criticado ou de ficar isolado.

 – Bolsonaro tem crescido regularmente nas últimas pesquisas, chamando atenção para a hipótese de subnotificação do voto em Bolsonaro em alguns segmentos, especialmente naqueles de menor renda e escolaridade. Esse fenômeno é conhecido como “espiral do silêncio” – apontou o cientista político.

A ideia, de acordo com Antônio Lavareda, é “não entrar em conflito”.

– Quando algumas pessoas têm uma opinião que discrepa da opinião amplamente majoritária do seu grupo; elas escondem e ocultam essa preferência para não entrar em conflito – ressaltou.

O cientista política apontou ainda que as próximas pesquisas eleitorais devem contabilizar já os efeitos das propagandas eleitorais, debates e entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário