GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

MARGINAIS APEDREJANDO O METRÔ

Vandalismo no Metrô da Linha Sul do Recife

No ano de 2022 já foram registrados 21 casos de vandalismo dentro do sistema. (Foto: Divulgação)


Na noite de ontem (02) por volta das 20h, foi registrado um apedrejamento de um trem da Linha Sul enquanto ele trafegava entre as estações Shopping e Antônio Falcão. A pedra danificou duas janelas, mas não causou ferimentos em nenhum passageiro. O trem em questão foi retirado de circulação e passará por manutenção.

Além de causarem prejuízos para os cofres públicos, os atos de vandalismo nos trens impactam a mobilidade urbana e a vida dos usuários. Isto porque, os trens que precisam de manutenção após as depredações ficam fora de circulação, causando problemas como atrasos e superlotação, contratempos para quem depende do transporte coletivo diariamente.

Os atos de vandalismo ocorrem corriqueiramente nas estações e nos trens do Metrô do Recife e o prejuízo causado gera uma conta que pesa para a CBTU e, principalmente, para a população que depende do transporte público. No ano de 2022 já foram registrados 21 casos de vandalismo dentro do sistema.

Entre 2016 e 2021, a CBTU Recife relatou gastos chegam a R$ 2 milhões de reais em custos de material, mão de obra e contrato para substituição das antigas janelas de vidro por janelas de policarbonato na frota CAF. O policarbonato é um material mais resistente a impactos, mas nem por isso as janelas dos trens deixaram de ser quebradas.

As dificuldades financeiras enfrentadas pela CBTU na busca anual de recursos para manutenção e custeio do sistema, e casos de vandalismo como este, só pioram o direcionamento desse orçamento. Verbas que poderiam ser revertidas em modernização e melhoria são utilizadas para recuperação do patrimônio danificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário