GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 2 de agosto de 2022

MORTE DE TERRORISTA

Drones mataram sucessor de Bin Laden na Al-Qaeda, dizem EUA

Al-Zawahiri Foto: Reprodução/CRUX


Egípcio Al-Zawahiri passou a liderar a Al-Qaeda após a morte de Bin Laden, em 2011. Ele ajudou a coordenar os ataques às Torres Gêmeas, em 2001


No último fim de semana, agentes da Agência Central de Inteligência (CIA) realizaram um ataque com drones em Cabul, capital do Afeganistão, que culminou na morte de Ayman al-Zawahiri, tido como sucessor de Bin Laden e atual líder da Al-Qaeda.

Al-Zawahiri foi um dos fundadores da organização terrorista e virou seu líder depois da morte de Osama Bin Laden em 2011. A informação foi publicada por jornais como o New York Times e o Washington Post e pelas agências de notícias Reuters e Associated Press.

Fontes do governo norte-americano afirmaram à Reuters que não houve vítimas civis na operação. O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, fará pronunciamento um pronunciamento em que deve detalhar os acontecimentos.

Al-Zawahiri era um médico e cirurgião de formação e é apontado como um dos responsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da Al-Qaeda. Ele é tido como o líder e idealizador dos primeiros atentados suicidas e células independentes, que se tornaram uma marca da rede.

O egípcio ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, em que quatro aeronaves civis foram sequestradas. Ele também é suspeito de ter planejado o ataque que deixou 17 marinheiros mortos a um navio norte-americano que estava atracado no Iêmen, o USS Cole, em 2000.

EUA NO AFEGANISTÃO
Em um comunicado, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou que houve um ataque no domingo e fez críticas à operação, que classificou como uma violação aos “princípios internacionais”.

Segundo o New York Times, esse foi o primeiro ataque americano em solo afegão desde a saída definitiva dos militares dos EUA do país, em 31 de agosto de 2021. Se a morte for confirmada, o Talibã passa a ser suspeito de dar abrigo a al-Zawahiri.

Gabriel Mansur

Nenhum comentário:

Postar um comentário