GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 30 de agosto de 2022

ÓLEO NAS PRAIAS

Comitê intensifica monitoramento no litoral pernambucano

Foto: Reprodução/WhatsApp.


Na manhã desta segunda-feira (29) foi realizada uma reunião entre membros do comitê que investiga o aparecimento do óleo em 11 praias de municípios pernambucanos. O comitê é formado por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), do Ibama e da Marinha do Brasil.

O Ibama passou a integrar o comitê nesta segunda-feira (29). Não foi informada a quantidade total de óleo encontrada. Nesta segunda (29), as vistorias passam a contar com o apoio aéreo do Ibama, que ficou responsável por realizar sobrevoo de análise da costa e do alto mar.

Em entrevista à TV Globo, a diretora de fiscalização ambiental da CPRH, Silvana Valdevino disse que o aparecimento de óleo é diferente do que aconteceu em 2019. "A gente só tem encontrado na faixa de areia. É diferente do que aconteceu em 2019. A gente tem percebido essas bolotas, que a gente tem chamado de bolotas de petróleo, na faixa de areia".

Amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ainda de acordo com a diretora,não é possível identificar uma relação com o aparecimento do óleo em 2019. "A gente está tomando todas as medidas, fazendo todas as análises químicas a partir do laboratório da Universidade [Federal de Pernambuco], laboratório da Marinha, mas a fonte ainda é desconhecida. [...] Há essas questões do ressurgimento, da corrente marítima, dos ventos, mas isso aí só com as análises químicas", disse Silvana à TV Globo.

Foram notificados, em Pernambuco, bolotas de petróleo nos municípios de Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Goiana, Ipojuca, Tamandaré.

Diante de problema, o governo pediu que as prefeituras aumentem a quantidade de equipes de limpeza em suas praias.

O governo pediu para que a população, caso encontrem material semelhante ao óleo, que faça registros fotográficos e entrem em contato com a CPRH. A agência pode ser contatada pelo telefone (81)9.9488-4453 ou pelo e-mail ouvidoriaambiental@cprh.pe.gov.br.

Foi solicitado, ainda, que os municípios façam o recolhimento e a destinação deste tipo de resíduo para aterro sanitário industrial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário