GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

OPERAÇÃO FÁRMACO

PF: empresário fez doação a candidatos para ganhar licitações


Hoje, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Fármaco para desarticular organização criminosa especializada em fraudes a licitações e lavagem de dinheiro.

A investigação teve início em 2020 a partir da identificação de indícios de que um empresário faria uso de empresas constituídas em nome de “laranjas” para celebrar contratos na área da saúde, em sua maioria com municípios da Baixada Fluminense. O investigado fraudava o caráter competitivo dos certames e fazia pagamento de vantagens indevidas a funcionários públicos. Também praticava sobrepreço e superfaturamento em contratos.

Segundo a PF, o suspeito fez inúmeras doações em dinheiro para candidatos a cargos públicos, o que poderia indicar busca de apoio político e de atos de ofício essenciais para que as suas empresas continuassem sendo contratadas pelos órgãos públicos beneficiados.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e Armação dos Búzios. Os envolvidos poderão responder por lavagem de dinheiro, organização criminosa e frustração de caráter competitivo de licitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário