GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 30 de agosto de 2022

PERSEGUIÇÃO AOS BOLSONARISTAS CONTINUA

PF baseou operação contra empresários apenas em matéria de site

Luciano Hang, dono da Havan. Foto: Reprodução/Facebook


Segundo documento da Polícia Federal, divulgado pelo próprio site Metrópoles, operação tinha objetivo de "dissuadir" empresários

A Polícia Federal teria se baseado apenas na matéria do site Metrópoles, que reproduziu as mensagens privadas de empresários, para realizar a operação da semana passada para “dissuadir” atos antidemocráticos.

A informação é do próprio site, que afirma também que uma “representação da PF ao ministro Alexandre de Moraes” lista os motivos para a realização da operação: “esclarecimentos” e “dissuassão desse tipo de conduta”.

A PF realizou uma operação na última semana que tinha como alvo empresários em razão de mensagens em um grupo fechado de Whatsapp, onde opiniões diversas foram emitidas, de vinhos a filmes, mas algumas tratam também de “golpe de estado”. Foi suficiente para justificar a batida policial.

O site replicou a explicação do delegado Fábio Alvarez Shor ao ministro Alexandre de Moraes:

“Chegou ao conhecimento da Polícia Federal a notícia de uma orquestração de pessoas socioeconomicamente ativas (empresários de ramos distintos) no sentido de praticar crimes, dentre eles os tipos previstos nos arts. 288 e 359-L do Código Penal. Conforme divulgado em fontes abertas, vários empresários estariam participando de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para arquitetar uma ruptura do Estado democrático de direito indicando que “o golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo” e para incentivar a prática de ações violentas apoiando que “se for vencedor o lado que defendemos, o sangue das vítimas se tornam [sic] sangue de heróis!”.

“Tais fatos, apesar de serem propalados por meio de aplicativos de mensagens, não podem ser desprezados pelo Estado. Como é sabido, mensagens de apoio a atos violentos, ruptura do Estado democrático de direito, ataques ou ameaças contra pessoas politicamente expostas têm um grande potencial de propagação entre os apoiadores mais radicais da ideologia dita conservadora”, diz o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário