GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 6 de agosto de 2022

SPORT - MUDANÇA NO ESQUEMA DE JOGO

Com tempo para treinar, Claudinei estuda mudar tática do Sport para dois centroavantes

"Podemos agora, com tempo para trabalhar, construir uma situação com dois 'noves'", disse o técnico (Foto: Rafael Bandeira/SCR)


Treinador já realizou essa formatação em campo contra o Criciúma, e aponta erros que devem ser corrigidos para não fragilizar a defesa


A matemática é tão simples, que se torna óbvia. Para subir na tabela e se reaproximar do G4, o Sport precisa vencer jogos. Consequentemente, não se vence um jogo sem balançar as redes do adversário. Um exercício lógico, que aliado ao baixíssimo rendimento ofensivo na Série B, fez a diretoria se lançar ao mercado visando reforçar o setor. Na última partida, contra o Criciúma, dois centroavantes estrearam juntos, a propósito, como uma tentativa de dobrar a capacidade de fazer gols. Situação que o técnico Claudinei Oliveira espera repetir.

“Pode acontecer. A gente quando tem vários centroavantes traz essa possibilidade. Como se sabe, a gente precisa fazer mais gols, para vencer mais jogos e conquistar o objetivo. Trouxemos o Vagner, cujo histórico todos conhecem, O Gustavo Coutinho, que é um cara que sempre faz gols por onde passa. Então com o Kayke e o Búfalo, a gente tem quatro jogadores de área”, elencou o treinador.

Com quatro dias para treinar antes de enfrentar o Ituano, o treinador espera que a formação seja melhor assimilada, caso a estratégia de ter dois homens de área diante do Ituano, na próxima terça. “A gente fez praticamente sem treinar. Essa é a realidade. Foi emergencial. Conversei com o Kayke, o Vagner, depois quando fui colocar o Coutinho, e ele disse que já havia jogado assim”, destacou o treinador. “Podemos agora, com tempo para trabalhar, tentar construir uma situação com dois ‘noves’ desde o início, ou que seja uma corriqueira de fazer”, completou.

Um dos erros que Claudinei espera corrigir é o aproveitamento de jogadas aéreas, que em sua análise, foi subutilizado contra o Criciúma. “Quando a gente tem esses dois jogadores, temos que ter mais cruzamentos. Nossa equipe teve a chances de cruzar algumas bolas e optou por não fazer, por ter a posse em algum momento. Tem que cruzar mais, para aproveitar a presença de área dos dois atacantes. É coisa que a gente vai corrigir com os treinos também.”

Além disso, se por um lado o time fica com maior poder ofensivo, é necessário ter atenção para não se expor defensivamente. O que para o treinador, também será função do centroavante reforçar no combate e travar o início da construção de jogadas dos adversários. “É sempre importante um dos dois atacantes fechar o passe no volante. Porque a gente quer fazer os gols, mas também não pode desorganizar defensivamente.”

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário