GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

SUSTENTABILIDADE

Forte Noronha conquista selo "Tesouro Verde" na busca por gestão sustentável

Foto: Divulgação.

Fernando de Noronha, 24 de agosto de 2022 - O Forte Nossa Senhora dos Remédios, localizado na Baía de Santo Antônio, na Ilha de Fernando de Noronha, recebeu o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde. O título, que atesta o compromisso do equipamento com práticas voltadas às políticas ESG, tem como principal objetivo a redução dos impactos ao meio ambiente e o gerenciamento responsável do consumo de recursos naturais resultados da atividade do empreendimento.

O selo chancela o compromisso socioambiental da gestão do Consórcio Forte com a ilha por meio da aquisição de títulos de créditos de floresta homologadas, dentro do programa Brasil Mata Viva, sendo eles dos núcleos de origem Xingu, Teles Pires, Madeira e Arinos. Com validade até outubro de 2023, a compensação é baseada na projeção do impacto que o Forte Noronha produzirá no seu primeiro ano de funcionamento, levando em consideração as informações sobre o número de pessoas que atuarão no empreendimento, o consumo anual de energia elétrica e água, a produção anual de lixo e a área ocupada pelo equipamento.
Além da própria política de responsabilidade socioambiental, a gestão do Forte Noronha assume ainda um papel de protagonista sobre este tema na ilha, considerando que todas as negociações com parceiros também são voltadas ao incentivo da neutralização dos impactos gerados por suas operações. Desta forma, o equipamento lidera um movimento 100% ESG, atuando positivamente por meio da sua própria atividade e também através da cadeia produtiva envolvida ao redor da fortaleza.

Segundo Paula Limongi, diretora de Marketing do Forte Noronha, o olhar atento e cuidadoso para o meio ambiente faz parte da base, dos pilares do negócio. “Nossa gestão tem como um dos seus mais fortes princípios a implantação e o monitoramento de todas as práticas de ESG. Por isso, buscamos a Sustentech, empresa referência em certificações e métricas para iniciativas sustentáveis, que realizou estudo de impacto e compensação do negócio, viabilizando o recebimento da certificação Tesouro Verde do nosso equipamento, e para que já possamos abrir o Forte com a compensação de carbono neutralizada. Com este selo damos mais um passo à frente no comprometido projeto de sustentabilidade da ilha, agindo de forma ativa e eficiente com relação à preservação e à proteção das riquezas naturais. Também estamos discutindo com patrocinadores ações de neutralização de carbono para suas operações e projetos desenhados especialmente para a realidade da ilha”, pontua.

Paula ressalta ainda que a compra dos créditos não foi direcionada de imediato para Fernando de Noronha porque, até hoje, não existe credor certificado na ilha. “Nós, inclusive, abrimos conversa com a Sustentech e a empresa Grupo Cataratas, concessionária responsável pela gestão do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, para que os títulos comprados pelo Forte Noronha sejam revertidos para a ilha. Nosso propósito é que até o fim deste ano, a empresa já seja um credor habilitado para que possamos deixar todo nosso investimento na própria ilha”, enfatiza a diretora de Marketing do Forte Noronha.
Entre os principais benefícios da iniciativa de compensação do Forte Noronha estão:

Área preservada de florestas nativas: 315.79 m²

Emissão evitada de carbono (carbono estocado): 24 tCO2 

Madeira armazenada: 8.28 m3

Preservação de espécies de fauna por hectare: 1749

Preservação de espécies de flora por hectare: 546 

Preservação de fluxo hidrológico em litros por ano: 1037.37

Assegurando o processo de transparência da gestão, o Forte Noronha disponibilizará em suas instalações o QR code do selo, proporcionando livre acesso às informações do título Tesouro Verde, bem como todos os dados sobre os benefícios que o investimento está gerando. 

FECHADO PARA OBRAS - 

O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) concedeu parecer técnico favorável para o início das obras do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, iniciadas em 1º de julho e com programação de conclusão prevista em até 120 dias. Com propostas assinadas pelos escritórios Meireles Pavan e Ilumination, os projetos apresentam abordagens inteligentes e criativas, valorizando os atributos culturais e priorizando os pilares de sustentabilidade ambiental do negócio – com uso de madeira de reflorestamento e sistema moderno de iluminação, permitindo otimização no consumo. O Forte Noronha contará com áreas expositivas, museu interativo com dados históricos e ambientais da ilha, mirantes, arquibancada, espaço de entretenimento infantil, palco para apresentação de artistas locais, auditório, restaurante com capacidade para 500 pessoas sentadas, espaço para eventos privados com capacidade para 1200 pessoas, mesas compartilhadas, gazebos exclusivos.

GESTÃO FORTE NORONHA - 

O Consórcio Forte Noronha é composto pelas empresas Pentágono Investimentos, Dix Empreendimentos, e Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pela administração do Paço do Frevo (Recife) e do Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). O grupo assumiu a administração do Forte Nossa Senhora dos Remédios, o Forte Noronha, em abril de 2022, com o propósito de proteger a preservação do legado imponente do equipamento, e o fomentar o potencial do destino com bases pautadas na sustentabilidade e na valorização da cultura local, como gastronomia, música, biodiversidade e a rica história da ilha.

SUSTENTECH – 
Desde 2007 a Sustentech oferece soluções em sustentabilidade e estratégias ESG, voltadas à melhoria do desempenho e qualidade de ativos imobiliários, edificações, empreendimentos, comunidades e cidades. Composta por experts qualificados e certificados para garantir a implementação de projetos de sustentabilidade auditados pelos mais renomados órgãos e conselhos nacionais e internacionais, a empresa tem mais de 500 projetos em seu portfólio no Brasil e no exterior. Unindo performance operacional e lucratividade a responsabilidades ambientais, sociais e de governança, a Sustentec transforma riscos em oportunidades de desenvolvimento de negócios, com melhores retornos para todos os stakeholders.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário