GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 18 de setembro de 2022

CHECAGEM DA ESQUERDA

Aos Fatos, empresa checadora que foi condenada a pagar indenização por Fake News e que faz parte de um grupo de veículos da mídia de esquerda, tenta criar narrativa nefasta contra o Terra Brasil Notícias.


Ontem (17), recebemos um e-mail da empresa checadora de fatos ‘Aos Fatos’, que nos dava um limite de poucas horas para responde-lo. Segundo a empresa esquerdista, o Terra Brasil Notícias teria ao longo de 2022 feito oito notícias que são desinformativas, ou seja, o grupo tenta criar uma narrativa já conhecida no meio jornalístico que tenda desacreditar um veículo de comunicação independente lhe imputando a pecha de desinformativo, através de acusações absurdas e desrespeitosas e com isso tirar o alcance da empresa nas redes sociais e diminuindo a visibilidade através do algoritmo de inteligência artificial, principalmente do grupo Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), causando prejuízo econômico, e censurar aqueles que fazem uma linha editorial diferente de seus parceiros. Nenhuma das notícias apresentadas é falsa, mas mesmo assim a empresa chama de desinformação os artigos checados ou de opinião.

As principais empresas checadoras são geralmente ligadas a grandes conglomerados da mídia, entre as principais estão: o UOL Confere, projeto do UOL, AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica e Fato ou Fake, onde essa última foi gentilmente cedida pelo grupo Globo de televisão para esse fim. Todas têm um viés político da esquerda progressista e combatem canais, sites e veículos de comunicação que não compartilham da mesma “cartilha”.

O Terra Brasil Notícias, um veículo de comunicação independente que é sediado no sertão nordestino, tem causado irritação por não coadunar com as vontades e com os pensamentos de suas redações. Primeiro eles tiraram o alcance no Facebook e deixaram praticante invisível na plataforma social, depois seguiram para o Instagram onde o perfil @terrabrasilnoticias sofre um shadowban (ferramenta para esconder o perfil dos demais usuários) há quase 2 anos e depois o Twitter, que retirou a verificação da página sem qualquer explicação, simplesmente retiraram, apesar de diversas indagações nunca apresentaram um motivo plausível.

No e-mail enviado ao Terra Brasil Notícias, o tom é de intimidação e tenta ligar um site específico com as publicações do TBN, usando como pano de fundo um tom intimidatório que implicitamente usa a justiça brasileira como arma para o ataque, porém a justiça tem sido extremamente correta até aqui, nos julgamento das ações que foram ajuizadas contra o TBN, o site Terra Brasil Notícias tem obtido êxito de 100%, ou seja, nunca foi condenado por qualquer Fake News ou desinformação, diferente da empresa Aos Fatos que os indaga, onde teve uma condenação acerca de matéria difamatória contra o Jornal da Cidade Online, justamente por perseguição editorial. Na sentença a empresa checadora foi condenada a pagar 10 mil reais de indenização. O teor do e-mail recebido é constrangedor como mostraremos a seguir:

Prezados, boa tarde

Estamos fazendo uma reportagem sobre sites que publicam desinformação e utilizam o Google AdSenses como forma de monetização. 


Constatamos que o site Terra Brasil Notícias, é um desses casos, tendo publicado textos com informações falsas ou enganosas em oito ocasiões este ano, constatadas pela nossa equipe.

Foram elas: 
– https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/bomba-lula-e-flagrado-supostamente-recebendo-respostas-prontas-durante-entrevista-ao-jornal-nacional-veja-video/ 


– https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/video-mostra-imprensa-dos-eua-detonando-urnas-eletronicas-sem-voto-impresso-assista/


– https://terrabrasilnoticias.com/2022/09/bomba-pesquisa-do-ipec-globo-que-deu-15-pontos-de-vantagem-a-lula-tem-fato-estranho-merval-ja-tinha-os-numeros/


– https://terrabrasilnoticias.com/2022/09/bolsonaro-dispara-lula-e-um-capeta-que-quer-impor-o-comunismo-no-brasil/


– https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/agua-ou-cachaca-web-levanta-suspeita-sobre-o-que-seria-liquido-que-lula-bebe-durante-eventos-veja-video/


– https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/era-cachaca-lula-ver-bsonaro-em-posse-de-moraes-no-tse-e-bebe-liquido-irreconhecivel-veja-video/
– https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/olha-os-eleitores-de-lula-video-de-homem-que-usa-tornozeleira-eletronica-e-declara-voto-no-pt-viraliza-na-web-veja/


– https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/isso-a-midia-nao-mostra-bolsonaro-foi-extremamente-educado-e-calmo-com-youtuber-que-o-agrediu-veja-video/

A partir dessas informações iniciais, gostaria de saber se o portal quer se posicionar em relação aos seguintes pontos:

1. O portal reconhece que as informações nas matérias apontadas não são factualmente comprováveis?

2. O site possui uma política interna para lidar com erros e informações falsas em publicações? 

3. A veiculação de conteúdos que “faça afirmações comprovadamente falsas e que possam prejudicar de forma significativa a participação ou a confiança no processo eleitoral ou democrático” são proibidos pelas políticas do Google AdSenses. O site tem conhecimento dessas políticas? 

4. O portal já sofreu alguma punição ou restrição do Google AdSenses por veiculação de conteúdo desinformativo? 

5. Apuramos que o Terra Brasil Notícias veicula conteúdos do site Jornal da Cidade Online, investigado no STF por desinformação. O site endossa o conteúdo do JCO? 

As mesmas perguntas foram encaminhadas ontem ao e-mail sob o qual o site está registrado (direitapotiguarrn@gmail.com), mas sem resposta. Por isso, reforçamos o contato por aqui. 

Nosso prazo para publicação é até o final do dia de hoje (16/09).

Obrigada

Att

Equipe Aos Fatos

Vejam que a empresa checadora já afirma que o site é desinformador e  tenta ligar o TBN a um outro site que sequer tem parceria comercial ou editorial e que não há vínculo de qualquer forma com o site referido, mas a empresa checadora tenta de alguma forma criar um fato que ligue um veículo de comunicação ao outro e cita investigações por parte da justiça ao Jornal da Cidade Online para provavelmente dar um caminho que a matéria seja de alguma forma, essa sim, desinformativa e maldosa, criando uma teoria nefasta e enganosa.

Diante disso, o Terra Brasil Notícias repudia esse comportamento e já está com sua equipe jurídica estudando a melhor forma de parar com essa tentativa velada de censura prévia, o que é expressamente proibida pela constituição federal no seu artigo 220 quando em seu teor diz: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

O Terra Brasil Notícias tem um compromisso com as instituições brasileiras e com seus leitores, trabalha em apoio e ao lado da Justiça Eleitoral contra a notícia falsa e a desinformação, sempre publicando canais de denúncias e notícias retiradas diretamente do próprio site do TSE. Essa é a conduta delineada por seu diretor jornalístico Junior Melo, um jornalista e advogado que é exatamente especialista em direito eleitoral, por isso tem um cuidado especial com a legislação eleitoral vigente e tem trabalhado diuturnamente contra ataques ao estado democrático de direito, sempre verificando as fontes e algumas vezes quando erra, o que se torna inevitável nessa função ou em qualquer outra, imediatamente determina a reparação devida, inclusive o devido pedido de desculpas público. O teor Jornalístico é em sua essência semi-literal, cada veículo de informação tem uma linha editorial que mais se adequa a seu pensamento jornalístico, obviamente prezando e zelando pela verdade, se assim não fosse estaríamos em um estado ditatorial onde a imprensa é impedida de relatar sua visão, muitas vezes crítica. Sem uma imprensa livre não há liberdade plena e empresas checadoras não podem fazer um papel de censor como no regime militar onde todas as informações passavam por um crivo do estado.

O Terra Brasil Notícias reafirma sua independência jornalística onde o lucro financeiro não é o principal objetivo, bem como rejeita todo tipo de tentativa de calar esse veículo de comunicação que tem o cuidado de respeitar todas as opiniões, inclusive as que são manifestamente contrárias as suas. Não será intimidado por qualquer instituição que se preste a um papel que vai de encontro aos preceitos brasileiros de liberdade jornalística, congratula toda a checagem que for feita com o objetivo de esclarecer e ajudar na informação verdadeira, mas rejeita qualquer iniciativa política por parte de algumas instituições travestidas de checadoras que tentam subverter a imagem e a seriedade do canal TBN que tem crescido exatamente por seu compromisso com a verdade e integridade de sua equipe jornalística.

Segue abaixo a contestação e as fontes utilizadas pelo TBN nas reportagens citadas pela empresa Aos Fatos:

Reportagem 01- https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/bomba-lula-e-flagrado-supostamente-recebendo-respostas-prontas-durante-entrevista-ao-jornal-nacional-veja-video/ 

Resposta: A matéria supracitada se trata da informação de que usuários da internet criaram uma teoria alegando que o ex-presidente Lula estaria recebendo respostas prontas durante a sabatina promovida pelo Jornal Nacional. Em nenhum momento afirmou-se que se tratava de absoluta verdade, pelo contrário. Frise-se, inclusive, que o site utilizou a expressão “supostamente”, de modo que não insinuou nenhuma interpretação, mas fora neutro e cumpriu seu dever de informar.


Reportagem 02- https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/video-mostra-imprensa-dos-eua-detonando-urnas-eletronicas-sem-voto-impresso-assista/

Resposta: A notícia acima não se trata de urnas brasileiras, mas sim, de urnas americanas, não fazendo referência ao sistema de urnas de votação do Brasil. O vídeo da matéria acima, foi publicado pelo canal de televisão americano Fusion. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Fusion_(canal_de_televis%C3%A3o) )


Reportagem 03- https://terrabrasilnoticias.com/2022/09/bomba-pesquisa-do-ipec-globo-que-deu-15-pontos-de-vantagem-a-lula-tem-fato-estranho-merval-ja-tinha-os-numeros/

Resposta: A matéria utilizou como Fonte de Reportagem o site Correio Braziliense. https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/09/5036437-pesquisa-ipec-merval-pereira-solta-analise-antes-da-hora.html


Reportagem 04- https://terrabrasilnoticias.com/2022/09/bolsonaro-dispara-lula-e-um-capeta-que-quer-impor-o-comunismo-no-brasil/

Resposta: A matéria utilizou como Fonte de Reportagem o site Correio Braziliense. https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/09/5036477-em-comicio-bolsonaro-chama-lula-de-capeta-e-diz-que-vencera-no-1-turno.html

Reportagem 05- https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/agua-ou-cachaca-web-levanta-suspeita-sobre-o-que-seria-liquido-que-lula-bebe-durante-eventos-veja-video/

Resposta: A matéria referida cita o questionamento entre internautas sobre o conteúdo do líquido bebido pelo ex-presidente. Nota-se que o twitter postado é de um usuário da rede social, publicado no dia 17 de agosto. Ressaltamos portanto, que não há concordância de nossa parte com o suposto conteúdo do líquido, somente a informação do fato em evidência nas redes.


Reportagem 06- https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/era-cachaca-lula-ver-bsonaro-em-posse-de-moraes-no-tse-e-bebe-liquido-irreconhecivel-veja-video/

Resposta: A matéria citada acima, publicada no dia 17 de agosto, faz alusão ao líquido bebido pelo ex-presidente, questionamento que já rodando na web, como se comprova pela Reportagem 05 acima, que utilizou de uma postagem de usuário do twitter publicada na mesma data (17/08). Ressaltamos mais uma vez, que se trata de questionamentos levantados por internautas, e nunca afirmações de nossa parte.


Reportagem 07- https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/olha-os-eleitores-de-lula-video-de-homem-que-usa-tornozeleira-eletronica-e-declara-voto-no-pt-viraliza-na-web-veja/

Resposta: A matéria em questão retrata apenas a informação de que um homem, utilizando uma tornozeleira, declarou, em vídeo, votar no ex-presidente Lula. A frase entre parênteses é uma citação do próprio vídeo, onde o homem que está filmando relaciona o fato de votar em Lula a ser infrator. Importa salientar que o site não se posicionou concordando ou não com a opinião das pessoas que apareceram em vídeo, mas apenas noticiou o fato de o mesmo ter tido repercussão.


Reportagem 08- https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/isso-a-midia-nao-mostra-bolsonaro-foi-extremamente-educado-e-calmo-com-youtuber-que-o-agrediu-veja-video/
Resposta: A reportagem acima se trata de uma opinião jornalística expondo um trecho do vídeo do Presidente Bolsonaro com o YouTuber. Trecho esse, que foi omitido por grande parte da mídia, onde optaram por expor apenas parte do vídeo em que Bolsonaro se exaltou. Trabalhamos sempre com a transparência e a verdade, portanto na nossa opinião todos os fatos e ângulos devem ser mostrados.

Terra Brasil Notícias – Deus acima de tudo e de todos   

Um comentário: