GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

CIDADE COMPETITIVA

Recife conquista primeiro lugar como a cidade mais competitiva do Nordeste

Recife, capital pernambucana - Foto: Nelson ALMEIDA / AFP


Capital pernambucana subiu posições também em Transparência Municipal, Inserção Econômica, entre outros 



Recife conquistou o primeiro lugar entre todas as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022. Esta é a segunda vez que a capital pernambucana se destaca no levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e, além do pódio entre os municípios da região, também ocupou o primeiro lugar nacional no indicador Transparência Municipal e o quarto lugar entre Capitais de Recursos Para Ciência e Desenvolvimento Científico.

“O fato de a gente ter indicadores como esse do CLP colocando o Recife como melhor local de investimento do Nordeste é muito positivo. É muito importante para a gente mostrar que não é só da boca para fora, que é um reconhecimento de instituições independentes de que o Recife realmente fez um trabalho para se consolidar como o melhor destino de investimentos da região”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux, que está em São Paulo apresentando oportunidades no Recife para diversos setores investidores.

“A gente tem feito um trabalho de diálogo com todos os investidores locais e de fora, que estão querendo chegar ao Recife, para divulgar a imagem de cidade como um destino de investimento”, continuou Dubeux. 

A terceira edição do ranking analisou 65 indicadores distribuídos em 11 pilares, como Infraestrutura, Saúde, Educação e Economia. O resultado foi apresentado nesta terça-feira (13), em São Paulo. Além de detentora do pódio nordestino, Recife também foi a única cidade da Região entre os 100 municípios mais competitivos do país. Um indicador destaque para a capital pernambucana foi a economia.

“A geração de empregos formais tem sido um destaque nos últimos dois anos, o que gera um aumento de renda. Isso é resultado da ampliação da capacidade de investimento da prefeitura e da atração de novos empreendimentos na cidade”, informou Dubeux.

Como estratégia para a guinada nos diversos setores analisados, o Recife tomou como referência diversas cidades que obtiveram sucesso: “A gente vem dialogando com vários outros municípios em que cada indicador diferente se destacava. A gente foi atrás das pessoas que cuidavam disso nas cidades, para dialogar com elas, aprender com elas, replicar e aprimorar. A partir da experiência deles, fazendo algo ainda melhor do que o que eles faziam lá, para que a gente conseguisse não precisar reinventar a roda, mas fazer uma roda ainda melhor do que a que os outros já tinham feito”, explicou Dubeux.

De acordo com o secretário, o ranking ajuda também a identificar quais áreas da cidade precisam de mais dedicação. "A gente vê algumas das áreas em que temos um espaço para melhorar, como ampliar a cobertura de esgotamento sanitário", informou. 

"A ideia é que a partir desses indicadores a gente consiga estabelecer políticas públicas e ações para realmente melhorar a qualidade do serviço das nossas instituições. Com o funcionamento da máquina pública baseado em indicadores, baseado em evidências e não em achismos", completou Dubeux. 

Ranking de Competitividade dos Municípios

A nota final da capital pernambucana ficou em 56,68, o que a deixa figurando na 82ª colocação geral entre 415 municípios com mais de 80 mil habitantes. Entre as capitais, o Recife ocupa a 9ª posição nacional. Vale ressaltar o desempenho da cidade no pilar Inserção Econômica, uma vez que, o município conseguiu subir 62 posições em relação ao estudo divulgado em 2021.

Em outros itens avaliados pelo estudo, o Recife permanece como a capital nordestina líder no indicador Capital Humano, sendo agora a quarta colocada nacional. Há avanços também na classificação dos pilares de Dinamismo Econômico e Qualidade da Educação, além da cidade ocupar a segunda posição nacional entre as capitais no indicador da Taxa de Matrícula no Ensino Técnico.  Por fim, também figura como a quinta entre as capitais em Acesso à Telefonia Móvel graças a iniciativas como o Conecta Recife.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário