GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 17 de setembro de 2022

EDUCAÇÃO CONSOLIDADA

Educação pública de Pernambuco se consolida entre as melhores do Brasil

Média estadual no Ideb do Ensino Médio foi de 4,4 em 2021 (Foto: Divulgação.)


Mesmo diante do desafio da retomada das aulas presenciais, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, a rede pública de educação de Pernambuco se manteve na terceira posição entre as melhores do Brasil. Em 2021, o estado atingiu média 4,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a mesma alcançada em 2019. O resultado colocou Pernambuco acima da média nacional, que foi de 3,9 para o Ensino Médio. 

O governador Paulo Câmara destacou que o desempenho mostra o compromisso de todos os que têm construído a educação pública no estado ao longo dos anos. “Essa é a vitória de um processo que vem se desenvolvendo desde 2007, com foco no modelo de gestão democrática das escolas, no ensino de tempo integral e profissionalizante e na valorização dos nossos professores. Quero parabenizar a todos os que fazem a educação em Pernambuco e aos nossos estudantes, que mais uma vez nos encheram de orgulho”, declarou Câmara.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (16), o primeiro lugar no Ideb 2021 está com o Paraná (4,6) e o segundo, com Goiás (4,5). “Manter o índice de Pernambuco diante de um longo período de aulas remotas, e sabendo do desafio da retomada, é um resultado muito importante. Fruto de planejamento, acertos nas estratégias, dedicação e esforços de toda a comunidade escolar. Os professores e professoras se reinventaram e toda a rede buscou alternativas de apoio aos nossos profissionais e estudantes”, afirmou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros. No Ensino Fundamental Anos Finais, a média passou de 4,7 em 2019 para 4,8 em 2021.

A rede pública estadual registrou uma participação de 91,3% na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ensino Médio e de 92,5% no Ensino Fundamental Anos Finais. A média nacional de participação foi de 71,3% e a meta estabelecida pelo Inep havia sido de 80%.
 
Dados
Os dados por instituição de ensino no Ideb apontam que a Escola de Aplicação do Recife ocupa, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking das escolas públicas do Ensino Médio de todo o Brasil, com média 7,6. Na classificação do Ensino Fundamental Anos Finais, os três melhores resultados entre as escolas estaduais são de Pernambuco. O primeiro lugar também ficou com a Escola de Aplicação do Recife (7,9), seguido pela Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns (com nota 7,8), e a Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (7,5).

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário