GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022

Para qual cargo se vota primeiro? Confira a ordem de votação nas urnas



Na hora da votação, é importante ter atenção na ordem estabelecida



No próximo dia 2 de outubro, mais de 7 milhões de eleitores poderão ir às urnas em Pernambuco para eleger seus representantes. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta para a ordem de votação, para evitar equívocos dos votantes.

É importante lembrar que cinco cargos estão em disputa este ano. Dois deles são para o poder Executivo: governador e presidente da República. Os outros três são no âmbito do poder Legislativo: deputado federal, deputado estadual e senador.

Na hora da votação, é importante ter atenção na ordem estabelecida pelo Congresso Nacional, iniciando para os cargos do poder Legislativo: 

Deputado federal: é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato;
Deputado estadual: vem na sequência, com 5 dígitos;
Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar 3 dígitos;
- Governador e vice-Governador: 2 dígitos;
Presidente e vice-presidente da República: também 2 dígitos.

Os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabina de votação. 

A novidade para estas eleições, segundo o TRE-PE, é que, para auxiliar o eleitor no momento do voto, os mesários terão acesso à movimentação do teclado da urna – não ao voto – podendo identificar se há alguma inversão na ordem definida para o escrutínio.

O Tribunal Superior eleitoral disponibliza um simulador de urna para o eleitor treinar.

Tira-dúvidas
Para dirimir quaisquer dúvidas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um assistente virtual - Chat Bot, criado em parceria com o WhatsApp, visando promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do Chat Bot é (61) 9637-1078.

O TRE Pernambuco disponibiliza também a assistente virtual Julia - Chat Bot, desenvolvida para uso nos celulares Android e iOS, através do aplicativo Telegram, bem como para uso em computadores e notebooks.

Para acessar, basta entrar no Telegram e, no campo de busca, digitar “Julia TRE-PE”. A partir daí, já é possível conversar com a assistente virtual. Além de acessar Julia pelo Telegram, o eleitor poderá iniciar a conversa com a assistente virtual clicando na seção “Fale Conosco” do site do TRE-PE. Lá, estarão disponíveis os três canais de atendimento ao eleitor pernambucano: o chatbot, a Ouvidoria e os telefones das Zona Eleitorais.

Por Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário