GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022

Após reunião com embaixadores da União Europeia, Ciro diz que pretende retomar valores da diplomacia brasileira


Após encontro com embaixadores da União Europeia, hoje, em Brasília, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse que, se eleito, pretende retomar os valores da diplomacia brasileira. Ciro falou com a imprensa após a reunião. Ele afirmou que buscará basear a política externa em princípios tradicionais das relações externas do Brasil, como a busca por solução pacífica de conflitos e a não intervenção em assuntos domésticos.

“Ela [diplomacia] será guiada por dois blocos de valores. O primeiro, eu herdo do barão do Rio Branco, da melhor tradição diplomática que o mundo inteiro respeitava e que nós perdemos agora nesse período de Bolsonaro, que é solução pacífica dos conflitos, a não intervenção em assuntos domésticos de outras nações em direção à autodeterminação dos povos”, afirmou o candidato. As informações são do portal G1.

O segundo bloco, explicou Ciro, é priorizar relações dentro de grupos e blocos, como o Mercosul e o Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul). Ciro também comentou a guerra na Ucrânia. Para Ciro, a Rússia não tem o direito de invadir o território do país vizinho. Por outro lado, afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico-Norte (Otan), que reúne potências militares ocidentais, gerou animosidade ao aceitar como membros países vizinhos da Rússia.

“A Rússia não tem direito de invadir a o Ucrânia. Essa é a primeira e inequívoca posição. Entretanto, em direção àqueles outros princípios, como a solução pacífica dos conflitos, vem essa segunda opinião. Para quê? É uma pergunta que eu estou fazendo e fiz aos outros embaixadores. Para quê expandir a Otan?”, questionou.


Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário