GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022

Cláusula de barreira gera cobiça pelos ‘nanicos’

O objetivo é monitorar destaques de partidos nanicos e dar início à sedução para ter preferência em uma futura “janela partidária”. Foto: Roque de Sá/ Agência Senado


A cláusula de barreira será ainda mais difícil de superar nas eleições deste ano e já leva partidos maiores, que devem cumpri-la facilmente, a monitorar destaques de partidos nanicos, que serão eleitos e terão que trocar de legenda. O objetivo dos que fazem esse monitoramento é dar início à sedução para ter preferência em “janela partidária”, ampliar a bancada na Câmara em 2023 e atingir o desejo final: votos e dinheiro.


A regra é clara

Para sobreviver, o partido deve garantir 2% dos votos válidos e esses votos devem vir de nove estados com ao menos 1% em cada um deles.

Tamanho do desafio

Tomando como base a votação para presidente em 2018, o partido precisaria garantir pouco mais de 2 milhões de votos em nove estados.

Alternativa

Outra forma para um nanico garantir pelo menos mais uma legislatura de vida é eleger 11 deputados, também distribuídos por nove estados.

Canibalismo ou fusão

Como já ocorreu, há possibilidade de um partido que cumpre a cláusula absorver outro ou dois que não cumprem se fundirem em um terceiro.

André Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário