GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

ELEIÇÕES 2022

Versão digital do título de eleitor só poderá ser emitida até sábado (1º); entenda

E-título - Foto: Divulgação


No domingo (2), base de dados do TSE estará fechada para contabilizar os votos



O uso da versão digital do título de eleitor é uma opção a mais na hora de votar, possibilitando ao eleitorado maior praticidade e acesso a todas as informações cadastradas na Justiça Eleitoral por meio do celular ou tablet. O documento digital, que substutui a versão em papel, está disponível no aplicativo e-Título, mas só poderá ser emitido até este sabádo (1º), um dia antes da eleição.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a população até poderá baixar o aplicativo no dia 2 de outubro, mas, na ocasião, não será possível validar as informações já que a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral estará fechada para contabilizar os votos. Portanto, quem desejar usar a versão digital do título deverá emitir o documento até as 23h59 do sábado (1º). Para um eventual segundo turno, a regra segue a mesma, sendo possível tirar a via digital do título até a véspera, 29 de outubro.
O aplicativo apresenta dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais e poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia, das 8h às 17h, ou após as eleições, caso o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral.

Ainda segundo o TRE-PE, desde que foi criado, em 2018, o aplicativo e-Título atingiu a marca de mais de 30 milhões de downloads em todo o Brasil. Este ano, o número de eleitores que baixaram o app bateu recorde em relação às eleições anteriores, com mais de 13 milhões de downloads.

Em Pernambuco, no geral, o aplicativo foi instalado por 1.218.510 pessoas, o que representa 17% do total de eleitores do Estado (7.018.098). Esse número faz com que Pernambuco seja o sétimo estado com mais downloads do e-Título.

A ferramenta pode ser usada em celulares ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Para isso, é necessário acessar a loja de aplicativos e baixar gratuitamente o e-Título. Depois, é só inserir os dados pessoais, como nome completo do eleitor, data de nascimento, CPF e nomes da mãe e do pai. 

De acordo com o TSE, o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico deve apresentar um documento oficial com foto sempre que utilizar o título digital.

Ainda segundo o TSE, a emissão digital do título de eleitor só voltará a ser liberada a partir do dia 3 de outubro. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário