GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 18 de setembro de 2022

ELEIÇÕES NA BAHIA

TSE avalia ação que torna inelegível Ana Coelho, vice de ACM Neto na Bahia

ACM Neto ao lado da sua companheira de chapa, Ana Coelho (Republicanos).


O relator do caso no TSE é o ministro Ricardo Lewandowski

 

A poucos dias da eleição, é incerta a situação da chapa encabeçada por ACM Neto (União Brasil), em razão da impugnação da candidatura de sua vice, Ana Coelho (Republicanos). O caso se encontra em grau de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As ações de impugnação foram protocoladas pelos candidatos ao governo da Bahia, Kleber Rosa (Psol), e a deputado federal, Leandro de Jesus (PL), mas o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) as julgou “improcedentes”.

Leandro de Jesus apelou ao TSE e o caso tem como relator do ministro Ricardo Lewandowski, por isso é grande a expectativa em torno de eventual derrota da candidatura de Ana Ferraz Coelho, no mínimo com a anulação do julgamento que julgou improcedentes as ações de impugnação.

A alegação é que a candidata é sócia e CEO da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, e por isso, de acordo com a legislação, deveria ter se afastado da sociedade e de suas funções na empresa seis meses antes das eleições.

Os advogados do candidato, entre eles o ex-ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, alegam “vício nas diligências do rito” ou “desobediência ao rito de instrução”, assim como a Justiça Eleitoral da Bahia não poderia ter indeferido prova, do ponto de vista técnico, para autorizar o registro da candidatura.

O candidato a deputado, por meio de seus advogados, pede a anulação da decisão e o retorno dos autos ao TRE-BA para juntada de provas ao processo como os contratos entre a TV Aratu e o Poder Público, documentos que são suficientes para impugnação da candidatura da CEO da emissora a vice-governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário