GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

INOVAÇÃO

Primeiro shopping sociocultural do Brasil, Casa Zero é inaugurada no Recife

Inauguração da Casa Zero, na Rua do Bom Jesus                                                                                                                                                                                                           - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco



Localizado na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, projeto busca unir empreendedorismo, cultura e educação



Em evento realizado no final da tarde desta quinta-feira (15), no bairro do Recife, o Brasil ganhou o seu primeiro shopping sociocultural de criatividade, inovação e conexão. Trata-se da Casa Zero, inaugurada de forma oficial para o público. O espaço busca unir empreendedorismo social, cultura e educação, no intuito de gerar impacto social na capital pernambucana. 

A festa de inauguração foi comandada pela atriz Fabiana Karla, e contou com a presença do prefeito da cidade do Recife, João Campos, além de outros empresários pernambucanos envolvidos no projeto. Além disso, prestigiaram o evento, o diretor do Grupo EQM, Leonardo Monteiro, o diretor da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, a diretora administrativa, Mariana Costa, e a gerente administrativa Ivone Palácio. 

Em discurso para os presentes, João Campos exaltou a iniciativa idealizada pelo empreendedor social, Fábio Silva. "Não temos como nos organizar, superar, crescer, sem formar pessoas. A cidade é feita de pessoas e para elas. Temos dedicado tempo para isso. É o único caminho para melhorar uma cidade como Recife. Quando temos um equipamento desses, que estava fechado, e agora vai ter a melhor gestão para uso, vai nos ajudar a trazer vidas. Que daqui possamos trazer tantas notícias boas, que possamos nos juntar no esforço de formar", contou. 

Situado em um casarão na Rua do Bom Jesus, a Casa Zero terá vários ambientes distribuídos por quatro andares. Com isso, as pessoas poderão usufruir de espaços como projetos educacionais e culturais de ONGs, oficinas de artesanato, cozinha gourmet, coworking, biblioteca, sala de inovação, estúdios, podcast, entre outros. Além disso, as organizações e iniciativas sociais poderão expor seus projetos e produtos para que consigam gerar renda.

"Alguns espaços serão abertos para a população. Outros podem ser feitos reservas, e alguns outros estarão disponíveis para locação. É um jeito da Casa Zero ter sustentabilidade. Afinal, 100% do espaço daqui vai ser através do empreendedorismo social para buscar sustentabilidade", explicou Fábio Silva. 

Também responsável pela criação do Transforma Brasil - projeto de voluntários que busca ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade -, Fábio conta que um dos principais objetivos da Casa Zero é atingir a comunidade do Pilar, que fica nas redondezas do shopping sociocultural. 

"A comunidade do Pilar tem 360 famílias. Colocando umas três ou quatro pessoas em cada família dessa, vamos estar falando, aproximadamente, 1.200 pessoas. O recifense precisa voltar a utilizar o Recife, então, vamos ter muita ativação nas ruas. O turista passa pelo Recife e quer ter um equipamento sociocultural. Além disso, as empresas são de um universo gigante. Estamos falando de um projeto para toda a cidade", enfatizou à reportagem.

Para viabilizar a criação da Casa Zero, Fábio Silva fez parcerias com 50 empresas da iniciativa privada, que patrocinaram o espaço. Além disso, contou com o apoio da Prefeitura do Recife, que cedeu o prédio para que o projeto pudesse ser desenvolvido. De acordo com o empreendedor, cerca de 300 projetos sociais devem ser beneficiados com a iniciativa, tendo um local para realizar atividades e estabelecer conexões.

“Todos esses projetos já estão conectados ao Porto Social, que é a incubadora e aceleradora de projetos sociais da Cidade do Recife, e também está ligado ao Tranforma Brasil. Então, essa articulação já existe. A gente agora só ganha o shopping social para colocar todo mundo junto”, explicou.

Por Yuri Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário