GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 20 de setembro de 2022

MAIS UMA DA JUSTIÇA ELEITORAL

Justiça reduz urnas e cria confusão no exterior

Apesar do aumento de 40% no eleitorado, de 501 mil para 697 mil, reduziu quase à metade o número de urnas, alegando “economicidade”. Foto: Antonio Augusto/Secom TSE/Arquivo


A mesquinharia da justiça eleitoral vem colocando em risco o exercício do direito ao voto para brasileiros que residem no exterior. Apesar do aumento de 40% no eleitorado lá fora, que passou de 501 mil para 697 mil, adotou a ideia de jerico de reduzir quase à metade o número de urnas, alegando “economicidade”. Em vez de 400, serão 800 votantes por seção. A redução das urnas e mudanças de locais de votação têm deixado eleitores literalmente perdidos sobre para onde devem ir.

Comparativo

Serão 989 urnas instaladas em 159 cidades de 98 países. Roraima, que tem metade dos eleitores, terá cerca de 1.140 urnas.

Regra para o exterior

Dados oficiais sobre Roraima, que tem 0,23% do eleitorado do país, mostram que nenhuma das seções eleitorais tem mais de 400 eleitores.

Custo de ser cidadão

A dificuldade imposta pela justiça eleitoral leva eleitores a se organizar para viagens caras de avião ou cansativas, mais de 4h, de carro.

Questão de prioridade

Se falta dinheiro para ajudar eleitor sobra para regalias e gratificações a servidores da Justiça Eleitoral fazerem o trabalho pelo qual já são pagos.

Cláudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário