GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

PERNAMBUCO ENDIVIDADO

Em Pernambuco, 81,5% estão endividadas; cartão de crédito é o maior vilão

Volume de famílias que citam o cartão de crédito na composição das dívidas seguiu apresentando tendência de elevação (Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)


Realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apontou uma nova tendência de elevação no volume de famílias que se declaram endividadas em Pernambuco. De acordo com o recorte local realizado pela Fecomércio-PE, no mês de agosto o percentual avançou para 81,5% após estabilizar em 78,7% no mês de julho.

A pesquisa também revelou que o tempo médio de duração das dívidas não sofreu mudança com relação a julho, permanecendo em 7 meses e meio, assim como a parcela média da renda comprometida com as dívidas, que persistiu em 30% no mês de agosto. Outro percentual que permaneceu estagnado foi o de famílias com contas em atraso, 27,1%.

O volume de famílias que citam o cartão de crédito na composição das dívidas seguiu apresentando tendência de elevação. No mês anterior, o percentual já havia passado de 91% para 94%. Em agosto, o patamar chegou a aproximadamente 95%, denotando que a situação financeira das famílias tende a exigir maior uso do crédito para consumo imediato, visando sustentar a capacidade de consumo no segundo semestre.

Por fim, o levantamento também apontou um aumento em todos os níveis de percepção, tanto de famílias que se declaram "muito endividadas" (de 16,9% para 18%) quanto no percentual de famílias que se declaram "pouco endividadas" (de 25,9% para 27,4%), bem como das que se declaram "mais ou menos endividadas" (de 35,9% para 36,1%).

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário