GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 17 de setembro de 2022

PIONEIRISMO EM PERNAMBUCO

Praia de Maracaípe, em Ipojuca, é palco da 1ª seletiva de Surf Adaptado do Brasil



Pioneirismo, inclusão, conquista, avanço, superação, emoção. Não faltam adjetivos para descrever a 1ª seletiva de Surf Adaptado do Brasil que começou hoje e vai até domingo (18) no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca. Participam deste campeonato 41 atletas de 10 estados e, desta seleção, sairá quem representará o Brasil no mundial da Califórnia (EUA), em dezembro. 

O Para-Surf contempla cadeirantes, amputados, cegos, pessoas com mobilidade reduzida e outras deficiências, e agora ganha espaço na Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e reforça a luta da International Surfing Association (ISA) e demais Comitês para que o Surf Adaptado passe a fazer parte das Paralimpíadas.

“É uma honra recebermos no nosso município um evento que tem tanta importância histórica. A prefeita Célia Sales, anunciou esta semana que o município fornecerá órteses e próteses para os usuários do Centro de Reabilitação municipal. Sabemos o quanto o esporte pode fazer a diferença na vida das pessoas e aqui estão reunidos nomes que já são orgulho e inspiração para todos nós”, comentou o secretário de Esportes do Ipojuca, Danilo Lins, que representou a prefeita Célia Sales na abertura do evento.

Ao lado do presidente do Surf de Pernambuco, Geraldo Cavalcanti, o presidente do CBSurf, Teco Padaratz, entregou o regulamento do Surf Adaptado em braille para o surfista Derik Rabelo, que tem cegueira total e é famoso por pegar as ondas acima de 10m em Nazaré (Portugal).

“Esse evento é um sonho. É mais uma conquista nesse processo de inclusão que tanto trabalhamos”, definiu Michel Peneveyre, responsável pela ONG Rodas da Liberdade. Para o pentacampeão mundial de parasurf categoria Sit, Felipe Kisu, que é paraplégico, o evento em Maracaípe é “um pontapé inicial para potencializar surf adaptado do Brasil que possui os melhores atletas do mundo”. O campeão mundial de o das gigantes, o Big Rider” Carlos Burle, que em 2001 surfou uma onda de 22m na Califórnia prestigiou o evento e comentou: “eles são uma inspiração para todos nós e ver isso acontecendo isto aqui na minha casa é sensacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário