GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

SANTA CRUZ - PODE DEIXAR O CLUBE APÓS AS ELEIÇÕES

Antônio Luiz Neto pode trocar presidência do Santa Cruz por cargo de vereador no Recife; entenda o caso

ALN está na presidência desde março, quando Joaquim Bezerra renunciou (Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)


ALN tem grandes chances de ir à Câmara dos Vereadores e deixar o cargo de presidente no Mais Querido; outra opção seria mudar o estatuto


Dança das cadeiras. Primeiro suplente de seu partido político (PSB), Antônio Luiz Neto pode deixar a presidência do Santa Cruz. Caso Wilton Brito ou Hélio Guabiraba, candidato a Deputado Estadual, vençam as eleições, ALN assumiria automaticamente o cargo de vereador em 1º de janeiro.

De acordo com o estatuto do Tricolor, Antônio Luiz Neto não poderia assumir outro cargo político fora do clube. Existe a possibilidade, entretanto, que o atual presidente tente mudar o estatuto. As eleições para deputados, governador, senador e presidente nacional acontecem no próximo dia 2. 

Outra possibilidade, ainda de acordo com a apuração, é de novas eleições para a presidência do Santa, em 2023. Eleições essas que seriam indiretas, quando apenas os membros do Conselho Deliberativo têm direito a voto. A reportagem tentou contato com ALN, mas não obteve retorno. O canal segue aberto. 
 
Mesmo que Antônio vá à Câmara de Vereadores apenas em janeiro, a chance de vacância do cargo no Santa Cruz pode acontecer bem antes. Isso porque o atual presidente pode antecipar as eleições para 2022, fazendo com que o novo mandatário tenha mais tempo para planejar 2023. 

A crise política em três atos

Ato I: A temporada 2022 do Santa Cruz teve requintes de crueldade para o torcedor. Após início de ano conturbado, o ex-presidente Joaquim Bezerra pegou todos de surprsa e renunciou ao cargo, em março. À época, alegou que vinha sofrendo ameaças e críticas exageradas sobre sua gestão. 

Depois da renúncia de Joaquim, o clube convocou novas eleições para a presidência. Na sequência, Antônio Luiz Neto assumiu o cargo pela 3ª vez - já havia sido o mandatário em 2011 e 2014 - sendo aclamado sem a necessidade de votações. 

Ato II: Antônio Luiz Neto vinha tentando uma gestão, de certa forma, tranquila. Até que Marino Abreu, presidente do Conselho Deliberativo, deu fortes declarações ao Esportes DP contra o Executivo. Na ocasião, disse sofrer ameaças e estar impossibilitado de entrar no clube, exceto com a presença de seguranças. 

As palavras de Marino foram negadas com veemência por ALN. "Desconheço esse tipo de situação. Isso é um caso de polícia, e quem tiver sofrendo qualquer tipo de ameaça precisa procurar os órgãos de segurança público", disse o presidente, à época. 

Ato III: A possível saída de Antônio Luiz Neto fecharia a temporada com 'chave de ouro' no Arruda. Após ficar sem calendário até 2023 e, consequentemente, sem renda de públicos, o clube se afundou de vez na crise financeira. Agora, com a possível vacância do cargo, o horizonte coral ficaria ainda mais cheio de incertezas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário