GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

SANTA CRUZ - RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Mirando ressurgimento, Santa Cruz passa por mais um capítulo triste em sua história

Torcida Tricolor segue esperando por dias melhores (Foto: Divulgação/SCFC)


Em um dia histórico, Tricolor entra com pedido de recuperação judicial para evitar leilão do estádio Arruda; dívidas ficam suspensas por 180 dias


Ação ou efeito de ressurgir; ressurreição; renascença; voltar à vida. Estes são alguns dos significados de ressurgimento no dicionário e todos eles podem ser bem aplicados ao atual momento do Santa Cruz. Isso porque o clube entrou com uma recuperação judicial, que foi deferida nesta quinta-feira (22) pelo juiz da 9ª Vara Cível do Recife, Arnóbio Amorim Araújo Júnior. Dessa forma, todas as dívidas da Cobra Coral ficam suspensas pelo período de 180 dias. 

Neste ínterim, totalizando seis meses, o Tricolor precisará mostrar o modelo de recuperação judicial para, em seguida, começar a fazer negócio com seus credores. A principal causa da ação, impulsionada pela Comissão Extraordinária de Estudos e Viabilidade da SAF e pelo Poder Executivo, foi a suspensão do leilão do Arruda, maior patrimônio físico do Mais Querido. 

"Esta Comissão congratula o Poder Executivo pela medida, que permite ao clube reorganizar suas finanças e pagar os credores de forma mais bem estruturada, sem comprometer sua viabilidade. Seguiremos a postos para contribuir com os estudos e debates acerca do tema. Enfim, a torcida coral se vê diante boas expectativas'', disse a Comissão. 

A força-tarefa também reforçou o número do passivo do Santa Cruz, que alcançou R$ 222 milhões no exercício referente a 2021. O balanço financeiro, inclusive, foi reprovado pelo Conselho Deliberativo por não apresentar contas esclarecedoras. Com isso, o Conselho considera que a reestruturação econômica é uma das questões primordiais para sair do terreno movediço de dívidas. Que só crescem. 

Já o Executivo, representado pelo presidente Antônio Luiz Neto, prometeu utilizar outros meios visando uma maior profissionalização do Santa. "A medida não será isolada e está em conjunto com diversas outras ações que estão sendo estudadas e adotadas para profissionalizar o clube e viabilizar a sua retomada para a elite do futebol nacional", disse em nota oficial. 

COMO FUNCIONA

A recuperação judicial é um procedimento jurídico que permite a empresas – de todos os portes – renegociar dívidas e suspender prazos de pagamento. Por meio dela, as companhias podem discutir junto aos credores uma saída para eventuais crises econômico-financeiras. 

Em 2021, mais de 3,6 mil pedidos deste tipo foram concedidos no Brasil, de acordo com a consultoria Serasa Experian. Além disso, a recuperação é utilizada contribui na manutenção das atividades econômicas da empresa e de sua função social. A aposta é geralmente a última opção para não decretar falência. 

Na prática, as dívidas e obrigações financeiras do Santa Cruz ficam suspensas pelo prazo supracitado. O clube anunciou uma coletiva para a manhã de hoje, quando Antônio Luiz Neto vai responder às perguntas da imprensa, no auditório coral, e repercutir o caso. Ao lado de ALN, o advogado Eduardo Paruá Filho dá a versão mais técnica a respeito do processo.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário