GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 20 de setembro de 2022

SANTA CRUZ - SOCIEDADE ANÔNIMA NO FUTEBOL

Entenda o passo a passo para a implementação da SAF no Santa Cruz

Comissão é dividida em três eixos (Foto: Romulo Chico/ESP. DP)


Em entrevista exclusiva ao Esportes DP, Comissão da SAF explicou os principais pontos para que o projeto, enfim, saia do papel


A sigla SAF (Sociedade Anônima de Futebol) já está na ponta da língua dos torcedores do Santa Cruz, mas muitos ainda têm dúvidas sobre sua implementação. Diante disso, o Esportes DP entrevistou Fred Ribeiro, presidente da Comissão Extraordinária de Estudos e Viabilidade da SAF, para contextualizar o passo a passo do projeto de Clube-Empresa no Arruda. 

A Lei da SAF, por sinal, já está em vigor há mais de um ano no Brasil, com alguns exemplos exitosos, casos de Cruzeiro, que caminha para o título na Série B, além de Botafogo e Vasco. Ao todo, 23 equipes de várias divisões aderiram ao molde. 

"O primeiro passo é entender a situação em que o Santa Cruz está. Não existe nenhum problema no mundo corporativo que possa ser resolvido se nós não compreendermos de forma efetiva porque estamos nesta situação. Em seguida, vamos preparar todo um arcabouço teórico. Observar outros modelos (de SAF) para ver se eles realmente podem auxiliar de alguma forma. Já observamos três modelos atualmente no Brasil, que vêm dando certo. Mas é preciso analisar qual deles será melhor adaptado à realidade do clube", disse Fred. 

Os membros da Comissão farão nesta terça-feira (20) a quarta reunião para definir os próximos passos. Eles têm até três meses para levar o processo ao Poder Executivo, representando por Antônio Luiz Neto, que dá o veredicto final. O prazo pode ser estendido por mais 30 dias, totalizando 120. 

"Ficou estabelecido que o projeto seria dividido em três eixos. O primeiro deles visa destacar a motivação que leva o Santa Cruz a virar uma SAF. Neste item, faremos a análise de tributação, de modelo de Governança. Cada membro da Comissão ficará dividido em eixos", pontuou Fred. 

"Já o segundo eixo fala sobre o passivo, as dúvidas do clube tem de fato. Para muitos, isso é algo fundamental para o caminhar do processo, sanar esses débitos. O Santa Cruz é um clube de massa, de tradição, como chegou a isto? Vamos tentar entender o principal regime de execuções. As inovações existentes no novo modelo de SAF. O terceiro item aborda a questão do investimento/investidor. Muito disso é falado, também, no item um. Essa questão tributária. Por isso, apesar de serem eixos, eles sempre caminharão de mãos dadas na nossa Comissão ", completou. 
 
Os três eixos:  
 
Eixo 1º - SAF:  Motivação que leva o Santa Cruz a virar uma SAF, legislação específica, governança e tributação;
 
Eixo 2º - REESTRUTRAÇÃO DA DÍVIDA: Meio mais adequado para sanear o passivo do clube, seja através de uma recuperação judicial e outros;
 
Eixo 3º - INVESTIMENTO: Qual o regime para captação de e investimentos, capital próprio, investidor externo e/ou capital aberto. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário