GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de setembro de 2022

SPORT - CRITICANDO A ARBITRAGEM

Diretoria do Sport faz pronunciamento sobre arbitragem após lances polêmicos

Dirigente fez críticas após vitória sobre o Bahia na Ilha do Retiro (Foto: Anderson Stevens/Sport)


Augusto Carreras, vice-presidente de futebol, criticou critérios utilizados na Série B


O Sport derrotou o Bahia por 1 a 0 na Ilha do Retiro e encostou mais uma vez no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B. Apesar do bom resultado e da festa da torcida, membros da diretoria leonina realizaram um pronunciamento sobre possíveis pênaltis não marcados para o Leão na partida e também sobre outros lances envolvendo a arbitragem na derrota contra a Ponte Preta na última rodada. 

Ao lado de Jorge Andrade, executivo de futebol, e do presidente Yuri Romão, o vice-presidente de futebol do Sport, Augusto Carreras, criticou os critérios utilizados pela arbitragem nas partidas do time pernambucano. “A gente tem encontrado ao longo do campeonato muita dificuldade com relação ao sistema de arbitragem. Quando eu falo do sistema da arbitragem estão incluídos árbitros de campo e árbitros de vídeo. Sobretudo com a falta de critério que  vem sendo adotada”, disse Carreras.

O dirigente também abordou especificamente sobre lances das partidas contra Ponte Preta e Bahia. “Vocês viram no jogo passado (contra a Ponte Preta) quando o juiz de campo manda o lance do Sabino seguir e logo depois o VAR paralisa e chama o juiz. Eu tive a oportunidade de escutar esse áudio, para mostrar a possibilidade de um pênalti. Na nossa visão não foi pênalti porque o atacante está em direção a Sabino, andando de costas. Logo em seguida tem o gol claro de Kayke, onde a arbitragem de campo marca impedimento e não é visto nem pelo VAR. A linha só é traçada muito depois que o jogo recomeça, impossibilitando tirar uma conclusão se a arbitragem de vídeo entendesse que não houve impedimento. Hoje a gente viu aqui na Ilha do Retiro duas oportunidades. Uma delas para mim com muita clareza de um pênalti que não foi marcado em cima de Gustavo Coutinho. E no final do primeiro um lance em cima de Sabino também foi pênalti. Nenhum desses lances foi analisado pelo VAR”, afirma o vice-presidente de futebol. 

Carreras também comentou sobre uma solicitação não acatada pela CBF. Segundo o dirigente, a Confederação Brasileira de Futebol teria enviado apenas o áudio sobre o pênalti marcado a favor da Macaca. “No jogo contra a Ponte Preta solicitamos à Comissão de Arbitragem todos os áudios do VAR dos lances polêmicos, inclusive discriminando no ofício de solicitação os lances. Mas para nossa surpresa só foi disponibilizado o lance do pênalti marcado em favor da Ponte Preta”. 

Augusto Carreras ainda questiona os critérios de escalação dos árbitros nas partidas do Sport e garante que sempre estão em contato com a Comissão de Arbitragem para defender o Leão. “Também queremos fazer uma crítica específica aos critérios utilizados pela arbitragem. A Edna Alves Batista é uma excelente profissional. Uma juíza da FIFA e com todas as qualificações para apitar qualquer jogo do futebol mundial. Agora, o que a gente não entende é como uma árbitra que apitou um jogo sábado pelo Campeonato Brasileiro Feminino em São Paulo, se deslocou para Recife para fazer outro jogo já na segunda-feira. Isso quando a gente trata da relação com atletas é proibido. Você não pode fazer um jogo com um intervalo tão curto. O desgaste físico é claro para todos, ainda mais no fim da temporada. O Sport tem sistematicamente procurado a Comissão de Arbitragem da CBF. Estivemos lá com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol pedindo critérios claros e transparentes nas escolhas dos árbitros que vão fazer os jogos do Sport Club do Recife. A diretoria está atenta e sempre se manifesta quando necessário”, finaliza o dirigente.  

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário