GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de setembro de 2022

VARÍOLA DOS MACACOS

Recife abre unidade para coleta de exames de casos suspeitos da varíola causada pelo vírus monkeypox

Exame para detecção do vírus monkeypox                                                                                                                                                                                                                    - Foto: Karen Ducey / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP


Agendamento do teste deve ser feito pelo sistema do Conecta Recife e precisa ser solicitado por profissionais de saúde de nível superior



Moradores do Recife podem contar agora com uma unidade de referência para coleta de exames de casos suspeitos da varíola causada pelo vírus monkeypox. O serviço, que está disponível desde a segunda-feira (12) vai funcionar na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para ter acesso aos exames, será necessário realizar agendamento no site ou aplicativo Conecta Recife, clicando na aba Vamos Testar. 

Para realizar a coleta, o usuário deverá apresentar, no dia e horas marcados para o exame, um encaminhamento com a solicitação do exame assinado e carimbado por um profissional de saúde de nível superior. Além disso, também será necessário levar um comprovante de residência no Recife e documento de identificação com foto. 

Podem realizar o teste pessoas de todas as idades e que apresentarem um ou mais dos seguintes sintomas: início repentino de lesões em mucosas; erupção cutânea única ou diversas em qualquer parte do corpo (rosto, dentro da boca, braços, pernas, peito, genitais ou ânus); dor no ânus, sangramento; inchaço no pênis. Essas questões podem ainda estar associadas a outros sinais e sintomas, como forte dor de cabeça, caroço em região do pescoço e da virilha, dores nas costas, dores musculares, falta de energia e calafrios.

O exame é feito por um swab (espécie de cotonete) que coleta secreção diretamente das lesões do paciente e/ou colhe as crostas das erupções cutâneas. As amostras são encaminhadas ao Lacen, podem ser analisados por laboratório de referência fora do Estado e o resultado leva cerca de 15 dias para ficar pronto.

Em caso de aparecimento de algum sintoma sugestivo de infecção por monkeypox é imprescindível que o indivíduo inicie isolamento e busque atendimento na unidade de saúde mais próxima. A partir disso, a pessoa receberá orientação quanto às condutas necessárias para os cuidados e acompanhamento da doença e evitar sua transmissão.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário