GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 20 de setembro de 2022

VARÍOLA DOS MACACOS

Recife abre, nesta terça-feira (20), mais uma unidade para testagem de caso suspeito de monkeypox

Coleta de exame para casos suspeitos de varíola causada pelo vírus monkeypox                                                                                                                                                                   - Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife


Espaço, que irá funcionar no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo, na Cohab, é a quarta unidade destinada à coleta de exames para a doença



A Prefeitura do Recife abre, nesta terça-feira (20), mais uma unidade de referência para coleta de exames dos casos suspeitos da varíola causada pelo vírus monkeypoxÉ a quarta unidade destinada a esse serviço na Capital. 

O espaço irá funcionar no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo, no bairro da Cohab, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para ter acesso aos exames, será necessário realizar agendamento no site ou aplicativo Conecta Recife, clicando na aba Vamos Testar, da mesma forma como acontece nas outras três unidades - Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, Centro de Saúde Dr. José Dustan, na Iputinga, e Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão, no Pina.

Como é feito o exame
O exame é realizado por meio de um swab (espécie de cotonete) que coleta secreção diretamente das lesões do paciente e/ou colhe as crostas das erupções cutâneas. Para se dirigir à unidade,  é necessário apresentar um encaminhamento com a solicitação do exame assinado e carimbado por um profissional de saúde de nível superior. Além disso, também será necessário levar um comprovante de residência no Recife e documento de identificação com foto. 

As amostras realizadas nos exames são encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE) e podem ser analisadas por laboratório de referência fora do Estado. O resultado sai em aproximadamente 15 dias.

A coleta pode ser feita em pessoas de todas as idades. Os sintomas para a doença são: início repentino de lesões em mucosas; erupção cutânea única ou diversas em qualquer parte do corpo (rosto, dentro da boca, braços, pernas, peito, genitais ou ânus); dor no ânus, sangramento; inchaço no pênis.Ainda pode haver forte dor de cabeça, caroço em região do pescoço e da virilha, dores nas costas, dores musculares, falta de energia e calafrios. 

Locais de testagem abertas pela Prefeitura do Recife

Policlínica Waldemar de Oliveira (8h às 17h) - R. do Pombal, 115, Santo Amaro 

Centros de Saúde Dr. José Dustan (8h às 17h) - R. Santa Lúcia, 320, Iputinga 

Centro de Saúde Professor José Carneiro Leão (8h às 17h) - R. Marquês de Alegrete, 42, Pina

Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (8h às 17h) - Av. Campina Grande, 199, Cohab.

Por Portal Folha de Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário