GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

BRIGA PELO PODER

ELEIÇÃO PARA ALEPE


A eleição em Pernambuco sequer teve seu ponto final na disputa para governador, mas já se observa na Assembleia Legislativa ensaios de candidaturas à presidência da Casa. Três nomes estão sendo ventilados. O quase decano Antônio Moraes, do PP, Alberto Feitosa (PL), segundo mais votado e Izaías Régis (PSDB), de volta ao parlamento depois de governar sua Garanhuns por dois mandatos.

A escolha de mesa diretora do Legislativo está ligada diretamente ao poder de fogo do governador, que os pernambucanos vão escolher ainda no próximo dia 30, em eleição de segundo turno, entre Marília Arraes, do Solidariedade, e Raquel Lyra, do PSDB. Como os partidos de ambas as candidatas só elegeram três deputados, naturalmente os que se elegeram por legendas têm legitimidade para dar o start do processo interno da Casa.

Moraes, Feitosa e Izaías são três nomes de peso, de envergadura, que transitam bem entre os seus pares. Não admitem que estão no páreo porque a hora não é a mais adequada, mas seus nomes foram ventilados por razões específicas. Antônio Moraes está no sétimo mandato, é muito querido na Casa e renovou o seu mandato por um partido que elegeu oito deputados, ficando numa situação privilegiada.

Alberto Feitosa está reeleito para o quarto mandato, já foi secretário estadual no Governo Eduardo, de quem foi vice-líder na Alepe e também secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife. Teve uma avalanche de votos, mais de 146 mil votos e está, naturalmente, respaldado para qualquer cargo na Mesa.

Já Izaías Régis teve uma passagem destacada na Alepe, em seguida se elegeu e se reelegeu prefeito de Garanhuns e agora foi o único eleito em sua terra natal para o parlamento estadual. Pesa a seu favor o fato de ser filiado ao PSDB, partido de Raquel Lyra. Se a tucana for eleita, ele tem chances de ser ungido para a disputa pelo cargo de presidente.

Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário