GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 16 de outubro de 2022

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em jogo nervoso e com invasão de torcida, Sport cede empate e Vasco encaminha acesso

Jogadores do Vasco deixaram o gramado da Ilha do Retiro correndo pós marcar o gol de empate (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)


Leão chegou a abrir 1 a 0 no placar, mas sofreu empate nos acréscimos, em um pênalti que provocou a revolta da torcida rubro-negra, que invadiu a Ilha


Um dia que não sairá tão cedo da memória da torcida do Sport. No jogo mais importante do ano para o Leão na Série B, os rubro-negros venciam o Vasco por 1 a 0 até os acréscimos do 2º tempo, quando o goleiro Saulo cometeu pênalti em Alex Teixeira, que Raniel converteu. O empate, por si só, já seria o suficiente para manter os três pontos na tabela e encaminhar o acesso do time carioca à Série A. Mas as cenas presenciadas em seguida ao gol foram lamentáveis.

Revoltada com a comemoração do atacante Raniel e dos demais vascaínos, que chegaram a jogar uma cadeira para cima, a torcida rubro-negra quebrou o portão de acesso e partiu em direção aos cariocas. Os vascaínos correram para o vestiário e se recolheram, se negando a voltar para o gramado. Nesse meio tempo, objetos diversos foram atirados no gramado. A partida foi interrompida por quase uma hora, e depois de muita conversa, o árbitro Raphael Claus decretou o jogo como encerrado, com minutos a disputar.

Empate, que tem sabor de uma derrota das piores. Praticamente sela o acesso do Vasco para a primeira divisão, por ter três pontos a mais que o Leão, com três rodadas em disputa. Mas certamente o apito final não será o último ato. Por conta da invasão e dos objetos atirados, o Sport certamente será indiciado pela procuradoria do STJD, com efeitos futuros.

O jogo

Tamanha expectativa que cercava a partida fez o jogo ser tenso no começo. Com a vantagem do empate a seu favor, o Vasco permitiu o Sport ter maior controle da bola, porém sem dar espaços. Sobrava para o Leão arriscar de fora da área, como aos oito minutos com Sander, ou na jogada aérea, como Sabino tentou duas vezes, aos 16’ e 26’ minutos. Sem sucesso.

Vendo o Sport diminuir o ritmo, o Vasco se assanhou. Mas também não levou muito perigo para a meta de Saulo. Na melhor jogada saiu após lance individual de Figueiredo, conseguiu um escanteio que Boza errou o tempo e perdeu a chance de abrir o placar. Juba ainda tentou surpreender o goleiro Thiago num cruzamento fechado, que foi para escanteio. Placar zerado, que fez jus por conta do nervosismo das duas equipes.

Segundo tempo

Restava o segundo tempo. E Jorginho mexeu primeiro nas suas peças. Acionando Raniel e Alex Texeira de uma só vez. O jogo, enfim, ficou aberto para as equipes. Aos 10 minutos Vagner Love teve a primeira grande chance da etapa, sendo travado na hora do chute dentro da área. O lance reanimou a torcida do Sport. Mas a resposta veio logo no minuto seguinte. Na saída ruim de Saulo, Anderson Conceição acertou o travessão. 

Mas não demorou para que as escolhas de Claudinei se mostrassem mais acertadas que as do vascaíno. Desfigurado em campo com as trocas desencontradas de Jorginho, o Vasco virou presa fácil para o Sport. No abafa, na pressão, Fabinho arriscou um chute de fora da área aos 20’, que Love interceptou e bateu colocado. Thiago salvou com um milagre, mas Labandeira, de novo decisivo, não perdeu o rebote. O Leão seguiu pressionando, mas desperdiçou chances. Labandeira, num contra-ataque 4x3. Wanderson parou no goleiro aos 36’. Foi quando veio o castigo.

O relógio marcava 42 minutos, quando Saulo defendeu chute de Pec, porém com rebote para frente. Alex Teixeira lutou pelo lance e foi derrubado pelo goleiro. O VAR recomendou a revisão, e Raphael Claus, que vai representar o Brasil na Copa do Mundo, mudou de decisão e marcou o pênalti. Raniel cobrou com perfeição no canto aos 49’. E ao pular a placa para comemorar o gol em frente à torcida do Sport, deu início à confusão generalizada.

FICHA DO JOGO
Sport  1

Saulo; Eduardo, Thyere, Sabino (Chico) e Sander; Ronaldo (Willian Oliveira), Fabinho e Luciano Juba (Denner); Facundo Labandeira (Giovanni), Gustavo Coutinho (Wanderson) e Vagner Love. Técnico: Claudinei Oliveira.

Vasco 1

Thiago Rodrigues; Miranda (Alex Teixeira); Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Palacios), Andrey Santos, Marlon Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Alex Teixeira); Eguinaldo (Erick) e Figueiredo. Técnico: Jorginho.

Local: Ilha do Retiro, Recife-PE
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Evandro de Melo Lima (ambos SP)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA) e Herman Brumel Vani (ambos SP).
Cartões amarelos: Gustavo Coutinho e Ronaldo (S);
Gols: Labandeira (20’ | 2ºT)(S); Raniel (49’ | 2ºT)(V).

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário