GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 16 de outubro de 2022

CEASA 60 ANOS

O maior centro de abastecimento e logística do Norte e Nordeste

A unidade de abastecimento completa 60 anos neste domingo, com uma história que se mistura ao cotidiano e à memória dos pernambucanos. Foto: Rômulo Chico/DP Foto


Com números que se assemelham, e até superam, os de algumas cidades, o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) completa 60 anos neste domingo. A unidade tem uma história, quando se fala em compra e venda de alimentos no estado, unida à memória e ao cotidiano de milhares de comerciantes, trabalhadores e clientes. Por dia, 70 mil pessoas circulam nos galpões e lojas.

Em média, o total de visitantes ultrapassa a marca de dois milhões por mês, número que demonstra a relevância do primeiro centro de abastecimento do Brasil. Inovador, o projeto do Ceasa-PE foi elaborado pelo professor Lindalvo Farias com o objetivo de centralizar o comércio de produtos e facilitar o escoamento.

Quando inaugurado, em 1962, o local concentrava apenas a venda de frutas e verduras. Após seis décadas, o centro continua sendo a maior referência no estado na distribuição de hortifrutícolas, mas expandiu a gama de produtos ofertados, como carnes, embalagens, refeições e até mesmo produtos pets.

“Fomos o primeiro Ceasa do país e que inspirou outros estados”, frisa o presidente do centro de abastecimento, Bruno Rodrigues. No Brasil, existem hoje 72 centros de abastecimento. Dentre eles, o do Recife é o maior do Norte e Nordeste e o quarto no ranking nacional, ficando atrás somente da Ceagesp, em São Paulo, e dos centros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

O local, que iniciou a operação com 16 galpões, conta hoje com 56 galpões. Para despontar como o quarto maior centro de abastecimento do país, ele contabiliza 17 mil veículos carregados por mês, enquanto 14,2 mil carros, incluindo os de clientes e comerciantes, circulam diariamente pelo lugar. Tudo isso pode ser traduzido nas 90 mil toneladas negociados por mês.

Ceasa em números
  • 580.000 m² de área
  • 325.000 m² de área construída
  • 56 galpões
  • 1.340 lojas/boxes
  • 1.350 permissionários fixos
  • 500 permissionários não fixos (produtores)
  • 90 mil toneladas são comercializadas em média por mês
  • R$ 500 milhões é o quanto se movimenta em média por mês
  • 17 mil veículos carregados por mês
  • 14,2 mil veículos transitam por dia
  • 4.500 vagas de estacionamento
  • 70 mil pessoas circulam por dia
  • 55 mil empregos diretos e indiretos
Comerciante acompanha a evolução do centro há 40 anos
Frequentador do Ceasa há cerca de 40 anos, o aposentado Luiz Amaro Pereira, 67,  lembra da sua primeira ida ao local. “Toda vida comprei aqui para revender no meu comércio em Cavaleiro (Jaboatão dos Guararapes). Quando cheguei na primeira vez era do tamanho de nada e hoje em dia está muito maior e melhor para a gente”, afirmou.

O comerciante inicialmente fazia as compras sozinho. Agora vai acompanhado do filho. “A gente frequenta o Ceasa duas vezes na semana. Meu filho vai fazer as compras e eu fico esperando. Agora é tudo melhor porque tem mais variedade e opções para negociar. Você pode  ver qual tem o melhor preço”.

Para Luiz Amaro, dois segredos da sua permanência como cliente do Ceasa está na qualidade e nos preços dos produtos oferecidos no centro de abastecimento. “Se eu fosse comprar fora daqui, seria tudo muito mais caro, sem falar que tem coisa que a gente só encontra aqui dentro porque vem do interior ou de outro estado”, disse.

Por fim, o comerciante arrematou: “Quando a mercadoria tem qualidade a saída é boa”. 

Por: Danielle Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário