GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

ELEIÇÕES 2022 SEGUNDO TURNO

Votação de Lula pode ter chegado ao limite no 1º turno



O eleitorado do presidente Jair Bolsonaro cresceu em pelo menos 15 Estados do país


“Os dados sugerem que Lula e Bolsonaro estão mais próximos do que o registrado nas pesquisas nacionais, com possibilidade de o atual presidente já estar na frente”, concluiu. “Na média ponderada, considerando o peso de cada Estado sobre o total de votos, Bolsonaro cresceu dez vezes mais do que Lula (7,81 x 0,78), dando força à hipótese de que o estoque de votos petistas chegou perto do limite no primeiro turno.” 

Votação indefinida entre Lula e Bolsonaro

Barreto explica, porém, que a situação ainda não está definida. “Os resultados dos Estados com pesquisa disponível foram agregados aos dos Estados sem pesquisa”, escreveu. “Nesse caso, repetimos a votação do primeiro turno na simulação. O placar passou a ser de 49,05 x 49,00.”

Na opinião do cientista político, um dos fatores para vitória será a conquista do eleitorado que se absteve. “Essa situação reforça o diagnóstico de que a abstenção terá um papel central no resultado, algo que nunca foi considerado como variável importante em todas as eleições anteriores realizadas desde 1989”, explica. “Ou seja, o eleitorado que quiser mais, o mais mobilizado, com maior comparecimento, é o que deve ganhar a eleição.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário