GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 9 de outubro de 2022

PUNIR PESQUISAS MAL ASSOMBRADAS

Projeto de Lasier pune abusos e proíbe pesquisas nos últimos 15 dias de campanha

Senador destaca que objetivo é defender “a liberdade do voto e a igualdade de oportunidades entre candidatos” quando impende a manipulação de cenários Foto: Site Lasier Martins


Lasier ressalta que o objetivo é elevar a  transparência e barrar manobras para induzir a decisão de voto


O senador gaúcho, Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou nesta sexta-feira (7), no Senado Federal, um projeto de lei que estabelece novas regras para a divulgação de pesquisas eleitorais no país.

Lasier ressalta que o objetivo é elevar a  transparência. “Precisamos dar real transparência e barrar manobras que possam induzir a decisão de voto”.

A proposta do projeto é que seja proibida a divulgação dos resultados das pesquisas no período de 15 dias antes da votação. Além de obrigar os realizadores a detalharem locais e perguntas escolhidos e as respostas dos entrevistados junto com a divulgação da pesquisa.

Com isso, Lasier espera que os meios de comunicação não façam interpretações enviesadas sobre números divulgados.

O senador acredita que é importante permitir que interessados em analisar os resultados das pesquisas saibam onde houve entrevistas para verificar se o perfil demográfico da amostra pode gerar algum desvio na avaliação geral, considerando as preferências locais por determinado candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário