GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 29 de outubro de 2022

QUIOSQUES ENTREGUES

Novos quiosques da Orla de Boa Viagem foram entregues nesta sexta-feira

Novo lote de equipamentos foram entregues nesta sexta-feira (25) pelo prefeito João Campos. No total, 24 novos espaços já estão em funcionamento. (Divulgação)


A Prefeitura do Recife entregou mais um lote dos novos quiosques da orla da cidade. Os novos equipamentos garantem maior qualidade, segurança, acessibilidade e conforto para comerciantes e clientes. Até a próxima semana, 50% das novas instalações já estarão em funcionamento com atendimento ao público, somando 30 unidades. Com recursos próprios, a Prefeitura licitou o valor de R$ 8,6 milhões para a construção das novas instalações. 

Presente na entrega dos novos quiosques, o prefeito do Recife, João Campos, também conferiu o mutirão do Recife Limpa que foi realizado no local, na Avenida Boa Viagem.
 
“Vamos chegar ao início de novembro com a metade dos quiosques entregues. São 30 espaços requalificados. Uma ação da Prefeitura do Recife feita sempre com muito diálogo para a gente fazer o melhor uso desta área tão importante. Os quiosques estão muito mais organizados, com área maior, sem o pilar central que os permissionários reclamavam. Também há uma área coberta maior e um vão livre dentro do espaço”, explicou o prefeito João Campos. 

“Fizemos ouvindo os permissionários para ficar o melhor possível para todos e todas. E lembrando: surgiu fake news em relação aos quiosques falando que eram um valor absurdo, e não é. Essa foi uma informação errada, que divulgaram dizendo que eram menos quiosques, com uma área menor e com valor maior. Tentaram confundir tudo. O valor está dentro do padrão construtivo, de qualidade, com preço justo para a nossa cidade”, declarou.
 
A intervenção para a realização das obras acontece em dez etapas com obras acontecendo, simultaneamente, em seis quiosques por vez. As obras dos primeiros conjuntos de quiosques foram iniciadas em março deste ano e até a primeira semana do próximo mês 50% das novas instalações serão entregues para funcionamento e atendimento ao público, somando a metade (30 unidades) dos quiosques de toda a orla finalizados. Isso totaliza quatro lotes entregues por completo e avançando nos serviços de todos os seis lotes restantes para a conclusão da intervenção. Com estrutura mais moderna e com dimensões maiores do que os antigos, o projeto dos novos quiosques traz uma leitura de transição entre o ambiente natural da praia e o construído - calçadão e avenida - mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade. Cada um deles conta com tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 12,14m² de área interna.
 
Trabalhando como permissionário há mais de 15 anos, Rogério Jorge da Silva, 36 anos, sabe bem como eram os quiosques da orla, porque o pai dele também era permissionário. “Agora tem cerâmica, alvenaria e isso só reforça a segurança. Estamos muito felizes com a reforma, muito mesmo. Agora é abrir e começar a trabalhar, porque o turismo do verão já começou”, acrescentou o vendedor que recebeu as chaves das mãos do prefeito. 

A acessibilidade está contemplada no projeto dos novos quiosques - os equipamentos têm balcão acessível para atendimento aos cadeirantes. O projeto tem forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A laje plana projetada dialoga com a linha do horizonte da praia.
 
O concreto pigmentado na cor areia confere originalidade e contemporaneidade ao conjunto dos quiosques, como encontrado no Museu Cais do Sertão, no Recife, no Paço das Artes, em São Paulo, no Museu Casa Paula Rego, em Portugal, ou mesmo no Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, com o concreto branco estrutural. O painel de azulejaria de tradição portuguesa e largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana - a exemplo dos encontrados no Edifício Acaiaca em Boa Viagem, Edifício Barão de Rio Branco na Boa Vista, do arquiteto Delfim Amorim e nos volumes das cascas de cobertas pré-moldadas de Armando de Holanda no Parque dos Guararapes - foi incorporado ao projeto, com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate da memória urbana do Recife. Os azulejos revestem os depósitos que irão auxiliar na organização do novo layout interno. Os beirais amplos dos quiosques oferecem sombras mais generosas, dando o conforto ambiental tão necessário nas cidades tropicais.
 
MUTIRÃO RECIFE LIMPA 

Ainda na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito João Campos acompanhou a instalação do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV), das novas papeleiras do Programa Recife Limpa, além de acompanhar os trabalhos da nova varredeira e dos trabalhadores da Emlurb, na Orla de Boa Viagem. As papeleiras serão colocadas a cada 100 metros ao longo de toda a orla de Boa Viagem. O Programa Recife Limpa trata-se de um conjunto de ações que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores. Com ele, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras ações.
 
“A gente sabe que não adianta só botar força de limpeza. A gente tem que fazer a educação na raiz, na ponta. A gente tá rodando nas escolas, nos espaços públicos, com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, que têm uma capilaridade muito grande, para dar uma força muito grande na educação ambiental. Lixo é no lixo, e como diz o próprio slogan da campanha: é papel de todo mundo. Esse não é só papel da Prefeitura, cuidar e limpar a cidade. É nosso também. Vamos lembrar que o Recife é uma cidade linda, maravilhosa e que pertence a todo mundo, não apenas à Prefeitura”, destacou o prefeito João Campos.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário