GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

SPORT - DEFESA JURÍDICA

Cinco fatores serão agravantes para a defesa jurídica do Sport na invasão contra o Vasco

Além das multas financeiras, Sport pode sofrer sanções desportivas (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


Jurídico vai se debruçar sobre outros casos para traçar estratégia


Não será nem um pouco fácil para o Sport traçar a melhor estratégia de defesa possível. Não, o assunto não é a formação tática do técnico Claudinei Oliveira para a partida contra o Londrina. E sim, os argumentos que o Leão vai reunir para apresentar no STJD, quando ocorrer o julgamento da invasão de campo na partida contra o Vasco, na última rodada.

Afinal, há pelo menos cinco fatores que são agravantes no caso. Dificilmente não estarão na pauta da Procuradoria. Aliás, o primeiro deles o Sport já vem sentindo esses efeitos antes mesmo do julgamento em primeira instância. É justamente a celeridade que o STJD tem dado ao caso. Por meio de decisão liminar, a Ilha do Retiro já foi interditada, embora haja espaço para o clube recorrer. Entretanto, o fato de uma outra invasão ter ocorrido no mesmo dia, em Fortaleza para Ceará x Cuiabá, reforça a cobrança da opinião pública.

O segundo ponto, e o qual o clube mais tem combatido, é a identificação e punição dos agressores que invadiram o gramado. Segundo apontou o Vice-Jurídico do Sport, nove suspeitos foram identificados e detidos, numa parceria do clube em colaboração com a Polícia Civil. Ponto importante, mas que não deve ser suficiente ainda, uma vez que as imagens apontam que ao menos 20 a 30 pessoas ultrapassaram o portão.

O terceiro ponto, e igualmente agravante, é o fato de que as invasões também ocorreram em outros locais das arquibancadas, como nas sociais. Atos que foram relatados em súmula pelo árbitro Raphael Claus. O quarto fator diz respeito aos inúmeros objetos arremessados das arquibancadas em direção ao gramado. Nas imagens da TV, inclusive, se viu até um grande bloco de alvenaria recolhido pelo Batalhão de Choque da PMPE.

Por último, o ponto que entra de fato para as quatro linhas. Além dos artigos 205, 211 e 2013 do CBJD, que podem trazer consequências pecuniárias, o Sport também foi indiciado nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral das Competições da CBF, que podem gerar consequências desportivas, como a perda do ponto da partida. O que não tem sido comum nos últimos casos de invasão.

“Temos conhecimento de outros julgamentos de fatos similares que ocorreram em campeonatos no Brasil. É apresentar a defesa e recursos para os interesses do Sport. Que seja ao final alcançado um julgamento justo", disse Rodrigo Guedes, Vice-jurídico do Sport.

Invasões de campo da década atual no futebol pernambucano

16/10/2022
Sport 1 x 1 Vasco - Série B
Fato: Diversos torcedores invadiram o gramado da  Ilha após o gol de empate do Vasco, além de objetos diversos arremessados.
Punição: Por decisão liminar, Ilha do Retiro vetada. Julgamento ainda vai acontecer.

23/04/2022
Santa Cruz 1 x 2 ASA - Série D
Fato: Torcedor invadiu o gramado do Arruda após o jogo e pulou em campo para “simular defesas” imaginárias.
Punição: Torcedor foi detido no ato e o Santa Cruz não foi indiciado.

02/04/2022
Náutico 0 (4) x (3) 0 Santa Cruz - Pernambucano
Fato: Torcida do Náutico invadiu o gramado dos Aflitos para comemorar a classificação para a Final do Pernambucano.
Punição: Julgado no TJD-PE, o Náutico foi sentenciado a pagar R$ 15 mil de multa, sem perda de mando de campo.

19/10/2021
Santa Cruz 3 (2) x (4) 3 Floresta - Eliminatórias Copa do Nordeste
Fato: Após a eliminação nos pênaltis, dezenas de torcedores invadiram o gramado da Arena de Pernambuco para agredir os jogadores.
Punição: Julgado no STJD, o Santa Cruz recebeu uma multa de R$ 33 mil, além da perda de dois mandos de campo a serem cumpridos na competição (ainda em aberto).

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário