GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

CONGRESSO EUCARÍSTICO

Pernambuco sediará 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional, que começa nesta sexta-feira (11)

Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, divulgou detalhes do evento                                                                                                                                            - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


A maior parte das celebrações ocorrerá no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda



Pernambuco sediará desta sexta (11) até a próxima terça-feira (15) a 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN). A programação gratuita inclui missas, catequeses, feira católica, apresentações culturais, exposições e simpósio teológico. A maior parte das celebrações ocorrerá no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda.

A abertura do evento contará com a Celebração Eucarística, às 8h, na Capela do 18º CEN, que será montada no Cecon. De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, cerca de 15 mil pessoas são estimadas na abertura do congresso. Aproximadamente 200 bispos e mil padres também já estão inscritos no evento.

“Serão cinco dias intensos de eventos religiosos. O Congresso Eucarístico Nacional é o maior evento de igrejas do Brasil”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Como destacou o arcebispo, cada edição do congresso tem a característica de deixar um legado para a cidade que o sedia. Na primeira vez em que Recife recebeu o evento, em 1939, foi erguida a Igreja Matriz do Espinheiro, na Zona Norte da capital pernambucana.

Agora, a cidade receberá a Casa do Pão, voltada para o acolhimento de pessoas em situação de rua. No local, que funcionará na Rua do Imperador, no centro do Recife, serão oferecidas as três refeições diárias, bem como cursos profissionalizantes. O espaço será inaugurado na próxima terça, às 9h da manhã, durante o encerramento do Congresso Eucarístico. A missa de encerramento será às 16h, no Marco Zero, com Saburido.  

“A Casa do Pão é uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, que cedeu o prédio. Esse prédio será ocupado pelas pastorais sociais, com o trabalho voltado para as pessoas em situação de rua”, ressaltou Dom Fernando.

Diretor presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antonio Neves destacou que o evento promoverá negócios e incentivará a cadeia do turismo no estado.

“É um evento importante não só para a fé e para a alma, mas para os negócios de turismo do nosso estado. Esse evento trará muitas pessoas, se hospedando, usando táxi, comendo em restaurantes”, frisou.

Confira a programação completa no site do Congresso Eucarístico Nacional.

Por Jaqueline Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário