GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

Courtois brilha e Bélgica vence Canadá na estreia da Copa do Mundo

O camisa 1 foi o grande nome da partida válido pelo Grupo F (Foto: Jack Guez/AFP)


Goleiro conseguiu entrar para a história ao defender penalidade


Uma das máximas do futebol é que o goleiro não faz gol, mas há quem prove o contrário. Foi o caso do goleiro Courtois, que fez história ao ser o primeiro goleiro belga a defender um pênalti na Copa do Mundo, na vitória da Bélgica sobre o Canadá nesta quarta (23), no Estádio Ahmad Bin Ali, pela primeira rodada do Grupo F. Quem balançou as redes, de fato, foi Batshuay, selando o 1 a 0. 

O resultado deixa os Diabos Vermelhos na liderança da chave. Croácia e Marrocos dividem a segunda posição, enquanto os canadenses aparecem na lanterna. Na próxima rodada, os Diabos Vermelhos enfrentam o Marrocos, domingo (27), às 10h, no Estádio Al Thummamy. Três horas mais tarde, o Canadá mede forças com a Croácia, no Internacional Khalifa. 

O jogo 

A tônica inicial com bola rolando surpreendeu a maioria dos torcedores presentes no estádio Ahmad Bin Ali. Mais enérgico dentro das quatro linhas, o Canadá começou apresentando mais produtividade e logo aos 10 minutos teve a primeira grande chance clara. Após finalização, a bola desviou no braço de Carras, fazendo o árbitro marcar pênalti tendo o auxílio do VAR. Na cobrança, no entanto, quem brilhou foi o goleiro Courtois, que defendeu a cobrança de Alponsho Davies, evitando o gol seria o primeiro gol canadense na história das Copas. 

Se engana quem pensa que os belgas reagiram. O Canadá quem seguiu mais presente no ataque, inclusive. Aos 13, Laryea penetrou na área e bateu de esquerda, mas pegou fraco na bola. Dois minutos depois foi a vez de Hoilett finalizar após receber passe de Johnston. Para se ter uma ideia, nos primeiros 15, foram sete finalizações canadenses com apenas uma dos belgas. 

Aos poucos, os Diabos Vermelhos tentavam dominar as ações e chegar ao ataque com perigo. Numa dessas investidas, Hazard fez bola jogada para servir Tielemans, que serviu Batshuay. O centroavante arrematou acima da meta, aos 22. A reação não passou de um esboço. Com 29, Johnson finalizou na quina da grande área, contudo, Courtois fez mais uma ótima intervenção, virando o grande nome do jogo. 

O fato dos belgas precisarem recorrer ao seu camisa 1 se dá por conta de um meio de campo "engessado", sem conseguir quebrar as linhas do Canadá. Fazendo uma marcação segura e comprometida, o time do treinador John Herdman não deixava os gigantes europeus se criarem em campo. Até que o roteiro começou a mudar graças ao atacante Batshuay, que abriu o placar para os Red Devils, aos 44. No fm, ainda houve esboço de reação canadense, mas Buchanan errou o alvo, com 47. 

À frente do placar, a equipe europeia resolveu se impor e construir espaços, com calma, na defesa norte-americana. Trocando passes desde o campo de defesa, rodava a bola e aos poucos vinha conseguindo controlar as ações. Do outro lado, os canadenses exploravam muita velocidade e, por vezes, conseguiram assustar  Buchanan errou na hora da finalização, aos 17. 

Aos poucos, De Bruyne ia se encontrando. Num de seus 'toques de mágica', achou Batshuay, que só não fez o segundo porque a marcação chegou para travar o chute. Quem seguiu, todavia, roubando os holofotes foi o goleiro Courtois. Aos 35 do segundo tempo, Larin conseguiu finalização perigosa e o arqueiro mostrou todo seu talento para fazer a defesa. Mais uma. 

No fim, restou aos belgas tentar utilizar as bolas longas para sacramentar a vitória de uma vez. O 1 a 0, porém, foi suficiente, com Cortoius sendo o principal destaque da partida. Merecidamente

FICHA DO JOGO 
BÉLGICA 1

Coutois; Dendoncker, Alderweireld, Vertoghen; Castagne, Witsel, Tielemans (Onana), Carrasco (Meunier); De Bruyne, Eden Hazard e Batshuay. Técnico: Robero Martínez. 

CANADÁ 0 
 
Borjan; Jonhston, Steven Vitória, Miller; Laryea, Hutchinson (Koné), Eustáquio, Hoilet (Larin), Buchanan, Davies; Jonathan David

Gol: Batshuay (B) 
Cartão amarelo: Carrasco e Meunier (B), 
Árbitro: Janny Sikazwe (ZAM)
Assistentes: Jerson Emiliano e Arsenio Maringule (ANG)

 Felipe Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário