GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

Camarões empata contra a Sérvia e joga a classificação contra o Brasil

Camarões e Sérvia realizaram uma das melhores partidas deste Mundial (Foto: AFP)


Os Leões Indomáveis tomaram virada rápida e contaram com nome experiente vindo do banco para pontuar no Grupo G do Mundial


Mesmo em caso de classificação nesta segunda-feira (28/11) para as oitavas de final da Copa do Mundo Qatar-2022, o Brasil terá duelo competitivo na rodada final. Isto porque a resiliente seleção de Camarões, rival da Canarinha no compromisso final do Grupo G, empatou em grande performance contra a Sérvia a três tentos, nesta manhã, no Estádio de Al-Janoub, em Al-Wakrah

Poucas pessoas esperavam que estas equipes poderiam realizar uma das melhores partidas deste Mundial até o momento. Os comandados de Rigobert Song mostraram total competência e marcaram nos momentos altos de tensão do cotejo, quando se exigia decisão de seus jogadores, correspondido por um momento alto e forte dos balcânicos entre o fim do primeiro tempo e o começo do segundo. No final das contas (inclusive pela classificação para a próxima fase) ninguém mereceu perder e com isso o empate foi a lógica.

Os africanos jogam contra a Seleção Brasileira a partir das 16h da próxima sexta-feira (2/12), no Estádio de Lusail, precisando triunfar para superar o segundo colocado na partição. Concomitantemente, os sérvios enfrentam a Suíça no Estádio 974, em Doha.

O jogo

Momentos antes do confronto, uma surpresa tomou conta do ambiente externo à seleção camaronesa: o goleiro titular e um dos destaques do time, Andre Onana foi afastado por indisciplina. Ainda não se sabe o que o arqueiro da Inter de Milão pode ter feito para justificar seu corte parcial e sua ausência na relação para o jogo.

Com bola rolando, ambos selecionados subiam as linhas de marcação quando os oponentes possuíam o esférico, na intenção de jogar no erro dos rivais. Em um segundo instante, a criação ofensiva foi interessante, mas coberta pelas defensivas: o duelo se encontrava parelho e tendia a seguir dessa maneira por toda sua duração.

A primeira oportunidade veio em trama sérvia na área camaronesa, aos dez minutos de jogo. Aleksandar Mitrovic fez um corte, deixou Nicolas N’Koulou no chão e apenas não anotou um golaço por culpa da trave. O centroavante perdeu nova chance clara, frontal ao arco, ao desperdiçar um presente oferecido pela trapalhada da defensiva africana, aos 16.

Os Leões Indomáveis tiveram sua ocasião aos 19, com Malong Kunde mantendo Vanja Milinkovic-Savic em alerta ao disparar alto, próximo à trave, mas sem o melhor ângulo. Entretanto, em bom lance de bola parada aos 28, Jean-Charles Castelletto aproveitou desvio vindo da esquerda para conferir na segunda trave e inaugurar o marcador.

Com o tento, os camaroneses se animaram e fizeram seu o meio-campo frente a uma formação sem ideia nem ânimo, sobretudo pela apatia estranha do técnico Dragan Stojkovic. Ensaiando uma pressão curta pouco depois da meia hora de jogo, as Águias Brancas se viram diante de uma retaguarda bem postada e não conseguiram criar lances claros para marcar.

Quem voltou a levar perigo foi Camarões, com Kunde perdendo duas finalizações seguidas aos 43: a primeira parando no goleiro e o rebote para fora. O camisa 15 era um meia agressivo ao pisar a área adversária em um esquema já adiantado, formado em 4-3-3.

Porém, na bola parada, a arma pela qual foi ferido na abertura do placar, os europeus voltaram a igualar as forças, ao final do relógio regulamentar. Em falta cobrada por Dusan Tadic, Strahinja Pavlovic subiu mais alto e tocou para as redes, aliviando as tensões de seus torcedores. A virada, súbita e surpreendente, apareceu aos 48, com Sergej Milinkovic-Savic aproveitou sobra na entrada da área e finalizou bem para subir à frente no jogo, em menos de três minutos.

Os camaroneses, ainda sem reação, voltaram do vestiário sem o mesmo ímpeto, permitindo a manutenção do ritmo e da cadência dos eslavos. O choque mental resultou no terceiro gol dos balcânicos, após trama de passes na área, com desfecho fácil para Aleksandar Mitrovic, aos sete minutos da etapa final.

O técnico dos africanos colocou o experiente Vincent Aboubakar na tentativa de igualar forças. O atacante não decepcionou: aos 18, ele saiu cara a cara com o arqueiro após passe longo, queimou a linha de defesa sem impedimento, deixou um marcador no chão após se despistar de um carrinho e tocou de cavadinha para marcar um tento digno de um camisa nove. Aos 20, o mesmo centroavante serviu, com excelente passe, ao colega Eric Choupo-Moting, que conferiu para as redes e empatou novamente a partida.

O duelo se mostrou aberto, com maior chance para movimentação no placar. Filip Kostic teve chance de marcar o sétimo gol da partida, mas parou em Devis Epassy, aos 30. O esforço extremo teve impacto completo nas movimentações por renovação na tentativa de entregar a energia final na tentativa da vitória.

Na parte derradeira do cotejo, entretanto, os erros de passe e as poucas chegadas baixaram a temperatura e subiram a tensão. Os sérvios eram mais perigosos, sobretudo com cruzamento à frente da meta que não eram conferidos para as redes. Aleksandar Mitrovic teve uma dessas oportunidades, aos 43 e aos 45 parou no arqueiro ao receber passe infiltrado na área e tentar o toque por cobertura.


Ficha técnica:

COPA DO MUNDO
Grupo G - 2ª Rodada
Camarões 3 x 3 Sérvia
Estádio Al-Janoub, Al-Wakrah, Catar

Camarões

Epassy; Fai, Castelletto, N’Koulou e Tolo; Kunde (Ondoua), Anguissa (Oum) e Hongla (Aboubakar); Mbeumo (N’Koudou), Toko-Ekambi (Bassogog) e Choupo-Moting

Técnico: Rigobert Song

Sérvia

Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic (Babic) e Pavlovic (Stefan Mitrovic); Zivkovic (Radonjic), Lukic, Maksimovic, Kostic (Duricic) e Sergej Milinkovic-Savic (Grujic); Tadic e Aleksandar Mitrovic

Técnico: Dragan Stojkovic


Gols: Castelletto, aos 28 minutos do 1º tempo, Aboubakar, aos 18, e Choupo-Moting, aos 20 minutos do 2º tempo (Camarões); Pavlovic, aos 45, e Sergej Milinkovic-Savic, aos 47 minutos do 1º tempo, e Aleksandar Mitrovic, aos sete minutos do 2º tempo (Sérvia)

Cartões amarelos: N’Koulou e Bassogog (Camarões); Jovic e Milenkovic (Sérvia)

Arbitragem: Mohammed Abdulla Hassan (Emirados Árabes Unidos)

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário