GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

Suíça vence Camarões em confronto válido pelo Grupo do Brasil

Na estreia do Grupo G, a seleção europeia estreia com vitória (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)


Apesar do fraco começo de partida, a Suíça teve boa atuação na segunda etapa, por outro lado, a seleção africana não teve poder de reação


Começou a disputa no grupo do Brasil na Copa do Mundo 2022. Nesta manhã, em jogo morno, a Suíça venceu Camarões por 1 a 0, no Estádio Al-Janoub, pela primeira rodada do Grupo G. Em um primeiro tempo marcado por pouca intensidade, a seleção europeia voltou melhor para a segunda etapa e logo nos minutos iniciais abriu o placar. O gol da partida foi marcado pelo centroavante Embolo, que nasceu em Camarões, mas logo na infância migrou para a Suíça e optou por atuar na seleção europeia.

Com a vitória da Suíça, os europeus assumem a liderança do grupo G e colocam pimenta na disputa de mais tarde entre Brasil e Sérvia. Já pelo lado de Camarões, aumentou a responsabilidade para os próximos jogos. Na próxima rodada, que será realizada na segunda-feira (28), às 13h, no Estádio 974,  os suíços enfrentam o Brasil, considerado o principal adversário do grupo. Do outro lado, no mesmo dia, a seleção africana mede forças com a Sérvia, às 7h, no Al Janoub Stadium.

O jogo

Antes da bola rolar, na partida de abertura do grupo do Brasil contou com uma homenagem para o ídolo camaronês Roger Milla, no centro do campo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, homenageou o ex-jogador por ser o jogador mais velho a marcar um gol na Copa do Mundo. Em 1994, o Roger Milla aos 42 anos e 39 dias balançou as redes diante da Rússia.

A tônica inicial era dois estilos de jogo diferentes, a Suíça com setor ofensivo de qualidade que privilegia a posse de bola e as ultrapassagens pelos lados do campo. Enquanto Camarões se preocupa mais com a parte defensiva e busca explorar os contra ataques. Neste jogo de xadrez tático, a seleção africana iniciou a partida efetuando melhor sua proposta de jogo, logo aos 13 minutos, em bela roubada de bola, Choupo-Moting antecipa o zagueiro Akanji, com liberdade de frente pro goleiro finaliza, porém, o goleiro Sommer fez a defesa.

O pragmatismo foi o principal sinônimo da primeira etapa Suíça, com um futebol marcado pela burocracia e com uma posse de bola infrutífera. Sob outra perspectiva, a seleção africana conseguiu realizar sua proposta de jogo, com um jogo de transição, explorando os erros dos adversários. No entanto, esbarrou na sua própria qualidade técnica para abrir o placar.

No início da segunda etapa, logo aos dois minutos, em boa jogada trabalhada, Freuler recebe com liberdade, faz o cruzamento, e completamente livre na área Embolo finaliza de primeira e abre o placar no Al Janoub Stadium. Destaque para o gol marcado pelo atacante Embolo que nasceu em camaronês, porém, muito jovem a família migrou para a Suíça. Em respeito ao seu país natal, o jogador optou por não comemorar o gol.

A partir daí, os papéis se inverteram e a Suíça tirou como carta da manga o tradicional ferrolho suiço. Com a derrota, Camarões começou a se lançar mais no ataque e abriu brechas para a velocidade do contra-ataque europeu. Foram inúmeros ataques com Vargas exigindo excelente defesa do goleiro Onana. Em transição, aos 36 minutos, o volante Rieder recebeu com liberdade e cruzou para N’Koulou quase abrir o placar. O fim de partida, acabou sendo marcado por um jogo de marcação.

FICHA DO JOGO 

Suíça 1 
 
Yann Sommer; Ricardo Rodriguez (Comert), Nico Elvedi e Akanji, Widmer; Sow (Frei), Xhaka e Freuler; Ruben Vargas (Rieder), Embolo (Seferovic) e Shaqiri (Okafor). Técnico: Murat Yakin
 
Camarões 0
 
Onana; Tolo, N'Koulou, Castelletto e Fai; Anguissa, Gouet, Ekambi (N’Koudou), Hongla (Ondoua), Bryan Mbeumo (Ngamaleu) e Choupo-Moting (Aboubakar).Técnico: Rigober Song 

Local: Estádio Al-Janoub
Árbitro: Facundo Tello (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
Gols: Embolo, aos 2' do 2ºT (SUI)
Cartões Amarelo: Fai (CAM); Elvedi (SUI), Arkanji (SUI)


Paulo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário