GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

Holanda e Equador empatam e deixam vaga para as oitavas em aberto no Grupo A

Enner Valencia foi o nome do empate do Equador, mas saiu machucado no segundo tempo (Foto: Raul ARBOLEDA / AFP )


Holandeses saíram na frente, mas os equatorianos dominaram a partida e conseguiram o empate


Holanda e Equador se enfrentaram nesta sexta-feira (25) pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Ambas as seleções vinham de vitória na primeira rodada e disputavam a liderança do grupo. Já no início da partida os holandeses chegaram ao primeiro gol, com o atacante Gakpo. A partir disso, os equatorianos dominaram o jogo, com gol do artilheiro Enner Valencia, empatou a partida, que encerrou em 1 a 1. 

Com o empate, Holanda e Equador estão com quatro pontos cada e deixaram a briga pela vaga na próxima fase em aberto. Senegal, com três pontos, briga por vaga nas oitavas na próxima rodada e o Catar, que sedia a competição, não pontuou até aqui e está eliminado da Copa do Mundo. 

A Holanda voltará aos gramados em busca da classificação na próxima terça-feira (29) em partida contra o Catar, às 12h. No mesmo dia e horário, o Equador enfrenta Senegal em disputa direta por  vaga na próxima fase.

O jogo

A partida começou com domínio da Holanda sobre o Equador. Os holandeses, mais organizados, tinham a bola e determinavam o ritmo do jogo. Já os equatorianos assumiram uma postura diferente e esperavam os eventuais erros de passe da Holanda para tentarem avançar no campo.

Já aos seis minutos do primeiro tempo, o domínio holandês deu resultado. Após bela deixada de bola de Klaassen, o jovem Gakpo, estreante em Copas e nome da vitória sobre Senegal na primeira rodada, chutou forte da entrada da área e abriu o placar para a Laranja Mecânica.


Após o primeiro gol, os equatorianos passaram a gostar mais do jogo. O time manteve sua defesa bem postada e passou a dominar mais a partida com avanços para aproveitar a habilidade do seu principal craque, Enner Valencia. Aos 32 minutos, após bela virada de jogo, o atacante recebeu a bola na entrada da área, puxou para a direita e chutou colocado para exigir que o goleiro Noppert trabalhasse e mandasse a bola para a linha de fundo. 

Por mais que o gol não tenha vindo desse lance, o Equador explorava cada vez mais o campo e o empate estava batendo à porta. A Holanda, muito mais passiva em campo e longe de ser o time do início da partida, passou a observar os equatorianos. Aos 47 minutos, Estupinan aproveitou sobra de bola de um escanteio e chutou forte para o gol. A bola foi desviada no meio do caminho e entrou para as redes, mas o gol foi anulado após constatação de impedimento de Porozo, que estava atrapalhando o campo de visão do goleiro. Após isso, o primeiro tempo foi encerrado e, por mais que tenham jogado muito mal após o gol, os holandeses foram para o vestiário com a vantagem.

Na volta para o segundo tempo, o domínio equatoriano persistiu e, aos cinco minutos, o empate veio. Após erro na saída de bola holandesa, o Equador armou contra-ataque e Estupinan bateu forte e cruzado para a defesa de Noppert, que soltou a bola e Enner Valencia aproveitou o rebote para empurrar para as redes. Com o gol de empate, o artilheiro e craque equatoriano assumiu a artilharia do torneio até o momento, com três gols.

Aos 14 minutos da segunda etapa, os equatorianos levaram perigo novamente ao gol holandês. O atacante Plata, do Valladolid, recebeu a bola na entrada da área e soltou uma bomba no travessão, sem chances para o goleiro. Embora a Holanda tentasse rodar a bola, o meio de campo do time não vivia um bom dia e não conseguia criar jogadas perigosas. Até o momento, o Equador estava mais próximo da virada.

Aos 45 minutos do segundo tempo, os equatorianos sofreram uma grande baixa. O craque do time, Enner Valencia, deixou o campo de maca e sentindo muitas dores. Ainda não se sabe a situação da lesão, mas o jogador é dúvida para o próximo jogo.

A partir daí, partida seguiu com grande domínio do Equador, que fez jogo acima das expectativas, não conseguiu virar a partida, que terminou empatada em 1 a 1. Na próxima rodada, os holandeses, dominados na partida desta sexta-feira, enfrentam o Catar por uma vaga nas oitavas, Já os equatorianos vão enfrentar Senegal disputarão diretamente por uma classificação para as oitavas.

FICHA DA PARTIDA

Holanda 1

Noppert; Timber, Van Dijk e Ake; Klaassen (Berghuis), Blind, Koopmeiners (Roon), De Jong e Dumfries; Bergwijn (Depay) e Gakpo

Técnico: L. van Gaal

Equador 1

Galindez; Torres, Hincapie e Porozo; Estupinan, Preciado, Mendez e Caicedo; Estrada (Sarmiento), Valencia (Rodriguez) e Plata (Ibarra)

Técnico: Gustavo Alfraro

Genivaldo Henrique 


Nenhum comentário:

Postar um comentário