GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

CORONAVÍRUS

Centros de testagem da Covid na Boa Vista e Casa Amarela têm movimentação tranquila nesta terça (15)

Centro de testagem da Covid-19 na Fusam - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Nos últimos dias, o Lacen tem sido bastante procurado



feriado de Proclamação da República, celebrado nesta terça-feira (15), tem movimentação tranquila no Centro de Testagem da Covid-19 localizado no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE), antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

Nos últimos dias, o local tem sido bastante procurado, especialmente com o aumento de casos de pacientes diagnosticados com coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na última semana de outubro, foi registrada taxa de 11,8% de diagnósticos positivos em relação ao total de testes realizados, percentual bem acima dos 4,1% verificados na semana anterior.

Apesar de o movimento no centro de testagem nesta terça ser menor do que o registrado nos últimos dias, alguns grupos de pessoas estavam presentes para fazer o exame.

O funcionário público Marcos Valério, de 59 anos, ficou aliviado com o resultado negativo. “Eu não estava com sintomas, mas minha esposa estava e nós viemos fazer o exame. O dela deu positivo e agora é manter o cuidado com a família”, contou.

Situação semelhante também ocorreu com a operadora de sistemas Carla Maria de Menezes, de 55 anos. Ela testou negativo para a Covid-19, ao passo que o marido teve o resultado positivo. Apesar de não ter sido diagnosticada com o vírus, Carla se mostrou apreensiva por vir apresentando sintomas gripais nos últimos dias, como dor de garganta, tosse e coriza.

“Eu estou apreensiva porque estou com sintomas há pouco mais de uma semana. Estou cuidando dos meus pais e minha sobrinha, que moram na mesma casa e estão todos positivos. Isolei o meu marido o máximo que pude em casa e ele agora, sem sintomas, deu positivo”, comentou, explicando que se surpreendeu com o resultado do exame.

No Centro de Saúde Professor Mário Ramos, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, a procura por testes de Covid-19 também foi tranquila. Os exames voltaram a ser realizados por agendamento, após um período de atendimento por demanda espontânea.

A dona de casa Geruza Araújo, de 77 anos, fez o teste após apresentar alguns sintomas e ficou aliviada ao receber o resultado negativo. “Eu já venho há uns 20 dias gripadas e não fico livre desta gripe. Hoje mesmo eu fui ao médico, ele me mandou fazer esse exame, que eu já tinha feito outra vez, e aí deu negativo novamente”, contou. 

A empregada doméstica Marli dos Santos, de 53 anos, sentiu dor de cabeça e de garganta, além de ter tido coriza, no fim de semana. “Estou bem aliviada. Eu senti os sintomas na sexta, aí parei de trabalhar e o meu chefe pediu para eu fazer porque eu volto a trabalhar amanhã”, disse. 

Centros de Testagem

O Governo de Pernambuco mantém postos estaduais de testagem: Lacen, no bairro da Boa Vista, que funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea, que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), no bairro da Várzea, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

Os pontos de testagem mantidos pela Prefeitura do Recife podem ser conferidos no Conecta Recife.


Nenhum comentário:

Postar um comentário