GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

DENUNCIANDO MINISTROS

Zambelli denuncia STF e TSE à Comissão de Direitos Humanos

Deputada Carla Zambelli Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados


O documento apresentado fala sobre o cerceamento da liberdade de expressão



Nesta terça-feira (15), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo denunciaram o Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por “graves graves violações a direitos fundamentais de cidadãos brasileiros”.

O objetivo da petição é que o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos avalie os abusos cometidos por parte do Judiciário brasileiro contra parlamentares, jornalistas e cidadãos.

O maior motivo são as decisões do ministro Alexandre de Moraes no que diz respeito à liberdade de expressão. Ambos os denunciantes foram vítimas de ações de cerceamento deste direito garantido pela Constituição Brasileira e também consta no artigo 13 do Pacto de San José da Costa Rica do qual o Brasil é signatário.

– Os denunciantes solicitaram que seja deferida medida cautelar no sentido de determinar ao Supremo Tribunal Federal que respeite o sistema acusatório, bem como desbloqueie e abstenha-se de impor novas censuras ou bloqueio de perfis ou a desmonetização de canais nos fatos narrados – diz a nota oficial.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), e tem sede em Washington, EUA.

Zambelli está no país desde a semana passada já com o objetivo de fazer a denúncia.

Oito membros do quadro técnico da CIDH receberam o documento e explicaram o procedimento de tramitação da denúncia, e informaram que as medidas cautelares terão prazo estimado de um a três meses para serem analisadas.

Leiliane Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário