GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 29 de novembro de 2022

ECONOMIA

Juros no crédito livre sobe a 42,4% ao ano em outubro, segundo Banco Central

 

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

A taxa média de juros no crédito livre voltou a subir em outubro, de 40,7% ao ano em setembro para 42,4% ao ano em outubro. Segundo os dados do Boletim de Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Banco Central, em outubro do ano passado, a taxa era 10 pontos porcentuais menor, de 32,4%.

Correspondem por crédito livre os contratos de financiamentos e empréstimos com taxas de juros livremente pactuadas entre instituições financeiras e mutuários. Nas operações livres, as instituições financeiras têm autonomia sobre a destinação dos recursos captados no mercado. Para as pessoas físicas, a taxa média de juros no crédito livre passou de 54,0% para 56,6% ao ano de setembro para outubro, enquanto para as pessoas jurídicas foi de 23,0% para 23,5%.

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, houve destaque para o cheque especial, cuja taxa caiu de 134,3% ao ano para 132,5% ao ano de setembro para outubro. No crédito pessoal, a taxa passou de 40,2% para 42,4% ao ano.

A taxa média de juros no crédito total, que inclui operações livres e direcionadas (com recursos da poupança e do BNDES), foi de 28,8% ao ano em setembro para 29,9% ao ano em outubro. No décimo mês de 2021, estava em 23%.

Endividamento e inadimplência
O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro voltou a subir marginalmente em setembro, para 49,9%, de 49,8% em agosto, se mantendo perto do recorde da série histórica do Banco Central. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 31,7% no nono mês, de 31,6% em agosto.

Já a taxa de inadimplência nas operações de crédito livre com os bancos passou de 4,1% para 4,2% de setembro para outubro, informou o Banco Central. Para as pessoas físicas, a taxa de inadimplência passou de 5,8% para 5,9% de um mês para o outro. No caso das empresas, variou de 1,9% para 2,0% no período. A inadimplência do crédito direcionado se manteve em 1,2% em outubro. Já o dado que considera o crédito livre mais o direcionado mostra que a taxa de inadimplência variou de 2,9% em setembro para 3% em outubro.

Por: Rafaela Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário