GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 13 de novembro de 2022

ENEM 2022

Qual hora fecham os portões? O que não pode levar ao local de prova? Veja regras para o dia do Enem

Portões dos locais de prova do Enem serão abertos às 12h e fechados às 13h                                                                                                                                                               - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Neste domingo (13) e no próximo (20), mais de 3,3 milhões de estudantes de todo o País encaram a maratona do Enem



Enfim, acabou a espera. Neste domingo (13) e no próximo (20), mais de 3,3 milhões de estudantes de todo o País, dos quais mais de 186 mil são do Estado, encaram a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

No primeiro dia, eles fazem as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas e, no segundo, as de Matemática e Ciências da Natureza. Durante a última semana, a Folha de Pernambuco trouxe dicas sobre os conteúdos que vão cair no teste.

Mas está todo mundo ciente das regras e das recomendações para ter um dia de provas tranquilo? Reunimos abaixo algumas orientações para você não ter percalços na hora de prestar o exame.

O valor do tempo
O primeiro fator importante é o tempo. Os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, sendo o início do teste marcado para as 13h30 (veja detalhes no infográfico). Por isso, é crucial que o candidato planeje bem os horários até chegar ao local de prova.

"É preciso ficar muito atento, porque, depois que fechar, não tem mais como entrar, mesmo sabendo que a prova inicia meia hora depois. Então, se o aluno não mora perto do local, a recomendação é chegar, pelo menos, com uma hora de antecedência. Se o portão abre às 12h, melhor chegar às 11h", orienta a gerente-geral do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Regina Melo.

Dúvidas e respostas sobre o Enem

Celular e lanches

Outro alerta válido diz respeito a aparelhos eletrônicos. Dispositivos como calculadora e tablet são proibidos na sala e, caso o candidato leve algum deles, pode ser desclassificado.

Com relação ao celular, o estudante pode levá-lo, mas o telefone deve ser desligado e guardado em um envelope lacrado durante toda a prova. "Tem que desligar completamente. Se o aparelho algum som, ele será eliminado", lembra Regina Melo.

Diante de uma prova cansativa, de muitas questões, é até recomendado que o aluno leve um lanche e uma garrafa de água. Mas há alguns detalhes que devem ser respeitados. "A gente recomenda um alimento prático, uma fruta seca, um chocolate, uma barra de cereal", diz Melo.

Uso de máscara
Indicado desde o início da pandemia de Covid-19, o uso de máscara, no momento, não é obrigatório. Mas, diante do avanço da subvariante BQ.1 da Ômicron, é recomendável utilizar a proteção.

"Eu acho que é melhor prevenir. Se você vai com uma máscara, vamos supor que alguém lá dê um espirro, você já está mais protegido. Se puder, acho interessante", conclui Regina Melo. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário