GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Após dois anos, procissões voltam à Festa do Morro, que receberá título de Patrimônio

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, no Recife                                                                                                                                                                      - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco


Festa terá quase duas semanas de programação



Devotos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife, voltarão às ruas para as procissões da Bandeira e de Encerramento da Festa do Morro, que chega à sua 118ª edição com o tema "Com a Imaculada  Conceição do Morro, caminhar juntos: em Comunhão, Participação e Missão".

Este ano, a festa receberá da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) no dia 1º de dezembro, às 9h, o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. Participarão do recebimento da outorga membros do conselho de preservação da instituição e religiosos.

"É de muita satisfação, alegria mesmo, saber que a Festa do Morro será reconhecida como patrimônio, algo que é, de fato. É uma expressão popular de fé, em que as pessoas buscam e estão aqui sempre presentes em busca da bênção de Deus em suas vidas", destacou padre Pedro Luís dos Santos, reitor do Santuário, localizado no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Do próximo dia 29 até 8 dezembro, vão ser celebradas cinco missas por dia: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, além do momento mariano, com oração do santo terço ladainha de Nossa Senhora, às 18h; e a novena solene, às 19h30.

Em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, as tradicionais missas de hora em hora serão celebradas no palco montado na praça em frente à torre da Igreja, com início à 0h. 

As demais celebrações no palco externo serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 12h, 14h e 16h. Dentro do Santuário, a primeira missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h

Procissões
Os cortejos, que voltarão às ruas da capital pernambucana, serão realizados nos dias 28 de novembro e 8 de dezembro. As procissões estavam suspensas há dois anos, por causa da pandemia de Covid-19.

A abertura oficial da festa, com a Procissão da Bandeira, será em 28 de novembro, uma segunda-feira. O trajeto parte do Parque Urbano da Macaxeira, no bairro homônimo, em direção ao Santuário do Morro. A concentração será às 17h, com saída às 18h. 

A celebração de abertura da festa terá presidência do bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, às 19h30. O Coral do Movimento Pró-Criança inicia a programação cultural, com apresentação no Santuário, às 21h.

8 de dezembro
Para encerrar a festa, em 8 de dezembro, a Procissão de Encerramento com a imagem da Conceição terá concentração a partir de 15h, com saída às 16h, da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, região central do Recife, em direção à Praça do Morro.

Na praça, será celebrada a Missa de Encerramento, com presidência do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 19h30.

Pré-festa
Na programação da pré-festa, será celebrado no próximo domingo (20), às 9h, santa missa e bênção dos motoristas e taxistas. Já a partir da sexta-feira (25) tem início o tríduo da Festa, com santa missa e benção dos Amigos da Festa. 

No sábado (26), missa e festa das Comunidades das Paróquias Morro da Conceição; e, no domingo (27), missa e louvor com a Juventude Devota.

Programação cultural

segunda, 28/11 - Petrúcio Amorim e Pecinho Amorim
terça, 29/11 - Forró Chicote
quarta, 30/11 - Banda do Cervac
quinta, 1º/12 - Irah Caldeira
sexta, 2/12 - Projeto Cultural do Morro - Banda Mandacaru e Banda Mingau de Cachorro
sábado, 3/12 - Banda Sedutora Retrô Brunessa
domingo, 4/12 - Banda Zuadões do Forró
segunda, 5/12 - Luizinho de Serra
terça, 6/12 - Dudu do Acordeon
quarta, 7/12 - Quarta-Feira - Padre João Carlos
quinta, 8/12 - Quinta-Feira - Padre Damião Silva

Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário