GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 27 de novembro de 2022

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Festa do Morro inicia diversas atividades a partir desta segunda-feira (28)

118ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro                                                                                                                                                                                                         - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Neste domingo (27), muitos fiéis já estavam presentes no Morro para fazer seus agradecimentos e pedidos



A 118ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro está pronta para receber seus fiéis. Nesta segunda-feira (28), está marcada a solene abertura, com a realização da procissão da bandeira e a celebração de uma missa à noite. A festa segue durante todos os dias até o seu ápice, no dia 8 de dezembro, quando acontece a tradicional procissão e as diversas celebrações de missas.

“As expectativas são as melhores, tudo foi pensado e organizado para acolher esse grande número de fiéis que devem comparecer nesses dias de festa”, destacou o celebrante Padre Pedro Luis.

Neste domingo (27), muitos devotos estavam no Morro para já realizar seus agradecimentos e fazer seus pedidos. O representante comercial Alexandre Negromonte, de 52 anos, esteve no Santuário para agradecer sua cura da Covid-19. 

“Passei pela Covid em maio de 2021, fiquei intubado durante 10 dias e, ao todo, foram 31 dias no hospital. Quando fui descer para  a intubação, conversei com Nossa Senhora pedindo minha cura para que eu pudesse continuar vivo ao lado dos meus dois filhos, Alexandre Filho e Rafael. Hoje estou aqui para agradecer. Eu sempre participava da festa e agora sigo vindo”, emocionou-se Alexandre.

A autônoma Tamiris Karoline, de 28 anos, participa da festa e também frequenta o Santuário em outros períodos do ano. Quando bebê, ela foi diagnosticada com hérnia umbilical, sendo necessário passar por uma cirurgia quando completasse 3 anos de idade. Na época, sua avó fez um pedido à Nossa Senhora da Conceição para que a neta não precisasse passar pela cirurgia. Tamiris conta que a graça foi alcançada, pois a hérnia desapareceu e o procedimento cirúrgico não precisou ser realizado.

“Desde então eu sou devota, Nossa Senhora é minha segunda mãe. Sempre frequento a festa, participo das missas e falo com ela para que tudo que eu faça seja intercedido por ela. Ela representa minha fé principal”, relatou Tamiris.

Cerca de 850 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, foram capacitados para acolher os fiéis durante a festa. Os trabalhos são vários, nas áreas de limpeza, venda de itens religiosos, alimentação, entre outras. Edilson Iraquitan, de 19 anos, é voluntário há sete anos. Este ano ele está na loja de venda de camisas e utensílios da festa. 

“Eu moro no Morro e a minha ligação com Nossa Senhora da Conceição é desde o meu nascimento. Sempre gosto de me voluntariar, é uma experiência boa porque adoro estar presente na festa”, contou Edilson.

Programação completa
Na programação desta segunda-feira (28), a procissão da bandeira acontece com concentração às 17h no Parque Urbano da Macaxeira. A saída está prevista para às 18h, seguindo pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Rua Itacoatiara até o Santuário. A Solene Celebração de Abertura da Festa acontecerá em seguida, com a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, às 19h30. 

Depois, o Coral do Movimento Pró-Criança inicia a programação cultural da Festa 2022, com apresentação dentro do Santuário, às 21h. No palco externo montado em frente à Torre, haverá show de Petrúcio Amorim e Pecinho Amorim, após as celebrações dentro do Santuário.

A partir desta terça-feira (29), até 8 dezembro, vão ser celebradas cinco Santas Missas: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, além do momento mariano, com oração do Santo Terço e ladainha de Nossa Senhora, às 18h; e a Novena Solene, às 19h30.

Em 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, as tradicionais Santas Missas de hora em hora serão celebradas no palco montado na praça em frente à torre da Igreja, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 12h, 14h e 16h. Dentro do Santuário, a primeira Santa Missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. A procissão de encerramento tem saída às 16h da Prefeitura do Recife.

Apesar da abertura nesta segunda-feira (28), desde a última sexta-feira (25) aconteceram celebrações no Morro. Houve o início do Tríduo da Festa, com a Santa Missa e benção dos Amigos da Festa. No sábado (26) foram realizadas a Santa Missa e a festa das Comunidades das Paróquias Morro da Conceição, e, neste domingo (27), a Santa Missa e o louvor com a Juventude Devota.

Por Eduarda Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário